10.4.17

A UNÇÃO EM BETÂNIA, PRELÚDIO DA MORTE - JOÃO 12,1-11 - REFLEXÃO DIÁRIA





Quando recebemos algo que ansiosamente aspirávamos e que não esperávamos fosse acontecer e aconteceu, dizemos sempre à pessoa benfeitora que não há nada que pague o bem que ela nos fez.... Somos inundados por uma gratidão na alma, na mente, no coração, e todo o nosso ser palpita e reflete uma alegria profunda que queremos corresponder e manifestar concretamente àquela pessoa, em todas as oportunidades que tivermos para fazê-lo...

Jesus ressuscitou Lázaro, apesar de ter-lhe dito Marta, a irmã do morto ’ Senhor, já cheira mal: é o quarto dia!’ E Jesus o realizou porque ela acreditou e assim ela pode ver a glória de Deus acontecer na sua vida e na vida dos seus queridos – Jo 11,39-44. Fico a imaginar a alegria de todos que amavam a Lázaro...

E Maria, a outra irmã de Lázaro, repleta de amor e gratidão os expressa de forma concreta a Jesus - apesar da crítica azeda e provavelmente invejosa de Judas Iscariotes, que egoisticamente falou, pensando em si mesmo... Jesus aceitou o carinho e a ternura de Maria e ainda os justificou, profetizando a sua morte, como nos narra João no evangelho de hoje:

'Seis dias antes da Páscoa, Jesus foi a Betânia, onde morava Lázaro, que ele havia ressuscitado dos mortos. Ali ofereceram a Jesus um jantar; Marta servia e Lázaro era um dos que estavam à mesa com ele. Maria, tomando quase meio litro de perfume de nardo puro e muito caro, ungiu os pés de Jesus e enxugou-os com seus cabelos. A casa inteira ficou cheia do perfume do bálsamo.

Então, falou Judas Iscariotes, um dos seus discípulos, aquele que o havia de entregar: “Por que não se vendeu este perfume por trezentas moedas de prata, para dá-las aos pobres? ” Judas falou assim, não porque se preocupasse com os pobres, mas porque era ladrão; ele tomava conta da bolsa comum e roubava o que se depositava nela.
                                                 


Jesus, porém, disse: “Deixa-a; ela fez isto em vista do dia da minha sepultura. Pobres, sempre os tereis convosco, enquanto a mim, nem sempre me tereis”.

Muitos judeus, tendo sabido que Jesus estava em Betânia, foram para lá, não só por causa de Jesus, mas também para verem Lázaro, que Jesus ressuscitara dos mortos. Então, os sumos sacerdotes decidiram matar também Lázaro, porque por causa dele, muitos deixavam os judeus e acreditavam em Jesus.' João 12,1-11.

Diz-nos a Igreja do Senhor quanto a aparente e demagógica preocupação de Judas com os pobres, que ‘Já no Antigo Testamento, todas as medidas jurídicas (ano de perdão, proibição de empréstimo a juros e da manutenção de penhora, obrigação do dízimo, pagamento pontual ao trabalhador diarista, direito de rebusca nas vinhas e respiga nos campos) são uma resposta à exortação do Deuteronômio: “Nunca deixará de haver pobres na terra; é por isso que eu te ordeno: abre a mão em favor de teu irmão, de teu humilde e de teu pobre em tua terra” (Dt 15,11. Jesus faz suas essas palavras: “Sempre tereis pobres convosco; mas a mim nem sempre tereis” – Jo 12,8. Dessa forma ele não deixa caducar a veemência dos oráculos antigos: “Para comprarmos o fraco com prata e o indigente por um par de sandálias...” – Am 8,6, mas ele nos convida a reconhecer sua presença nos pobres, que são seus irmãos – Mt 25,40. ’ CIC 2449.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, nós vos amamos, nós vos adoramos, nós vos damos graças Senhor pela vossa imensa glória porque nos enviastes Jesus vosso amado Filho para nos salvar – Jo 3,16! Graças Pai, porque nos amas, com amor eterno Sl 136; ajuda-nos ó Pai para que na força e na unção de vosso Espírito Santo manifestemos e testemunhemos de forma concreta este amor e gratidão que temos por vós, na pessoa do irmão necessitado, e vejamos sempre nele a face de Cristo! Ajuda-nos Senhor, para que estendamos o vosso amor misericordioso que tens para conosco, capacitando-nos, possibilitando-nos e disponibilizando-nos para vos servir e aos irmãos, despretensiosamente, com o melhor e o mais caro que o Senhor nos concede ofertar! Graças, Pai! Glórias e louvores, a vós, Senhor!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe para que tenhamos em Jesus Cristo, nossa luz e salvação e sejamos suas testemunhas fiéis no mundo! Amém!

Brasília-DF., 10 de abril de 2017
         Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário