21.4.17

APARIÇÃO JUNTO AO LAGO - JOÃO 21,1-14 : REFLEXÃO DIÁRIA







Nos anos sessenta morávamos em Cuiabá-MT., e as portas das casas estavam sempre abertas... Os amigos e conhecidos chegavam sem avisar, anunciando-se do portão: ‘oi, de casa...’, e iam adentrando... Eram sempre muito bem-vindos e acolhidos com grande alegria e satisfação.... Um cafezinho ou um guaraná Maué ralado era oferecido e se chegassem próximo às refeições, eram convidados a participar da mesa...

Ontem, meditamos a Aparição de Jesus aos seus onze apóstolos e demais discípulos reunidos com eles, que estupefatos, mas alegres, com tão surpreendente e inesperada presença, não acreditavam no que viam até que Jesus lhes pergunta se tinham alguma coisa para comer; deram-lhe um pedaço de peixe assado e ele comeu – Lc 24,35-48.

Em um daqueles dias, chegando a noite, por iniciativa de Pedro, seguido por alguns outros apóstolos, voltaram à atividade anterior indo pescar, mas sem sucesso... Cedinho, lá estava Jesus de pé na margem e dialoga com eles, como nos narra João no evangelho de hoje:

'Naquele tempo, Jesus apareceu de novo aos discípulos, à beira do mar de Tiberíades. A aparição foi assim: Estavam juntos Simão Pedro, Tomé, chamado Dídimo, Natanael de Caná da Galileia, os filhos de Zebedeu e outros discípulos de Jesus.

Simão Pedro disse a eles: “Eu vou pescar”. Eles disseram: “Também vamos contigo”. Saíram e entraram na barca, mas não pescaram nada naquela noite. Já tinha amanhecido, e Jesus estava de pé na margem. Mas os discípulos não sabiam que era Jesus. Então Jesus disse: “Moços, tendes alguma coisa para comer? ” Responderam: “Não”.

Jesus disse-lhes: “Lançai a rede à direita da barca, e achareis”. Lançaram, pois, a rede e não conseguiam puxá-la para fora, por causa da quantidade de peixes. Então, o discípulo a quem Jesus amava disse a Pedro: “É o Senhor! ” Simão Pedro, ouvindo dizer que era o Senhor, vestiu uma roupa, pois estava nu, e atirou-se ao mar.

Os outros discípulos vieram com a barca, arrastando a rede com os peixes. Na verdade, não estavam longe da terra, mas somente a cerca de cem metros. Logo que pisaram a terra, viram brasas acesas, com peixe em cima, e pão. Jesus disse-lhes: “Trazei alguns dos peixes que apanhastes”.
                          


Então Simão Pedro subiu ao barco e arrastou a rede para a terra. Estava cheia de cento e cinquenta e três grandes peixes; e, apesar de tantos peixes, a rede não se rompeu. Jesus disse-lhes: “Vinde comer”. Nenhum dos discípulos se atrevia a perguntar quem era ele, pois sabiam que era o Senhor. Jesus aproximou-se, tomou o pão e distribuiu-o por eles. E fez a mesma coisa com o peixe. Esta foi a terceira vez que Jesus, ressuscitado dos mortos, apareceu aos discípulos.' João 21,1-14.

Caríssimos, a promessa de Jesus se cumpre em estar conosco sempre – Mt 28,20 e se constata porque ele sabe tudo a nosso respeito – Jo 21,17. Assim como ele ressurreto para provar que era ele, comeu peixe assado com seus discípulos, hoje, ele mesmo - após uma noite infrutífera dos seus apóstolos na pescaria empreendida -, lhes indica um novo lugar onde lançarem a rede e eles o obedecem .... Nesse ínterim, Jesus foi reconhecido por João, o discípulo amado.... E, Jesus, além de os abastecer com rica e abundante pescaria, havia lhes preparado um saboroso café da manhã, os convida a comer, os alimenta ....

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque provês tudo em nossas vidas – Fl 4,19! Fazemos a nossa parte até o limite das nossas possibilidades e quando nada conseguimos, o Senhor vem em nosso auxílio!  Graças Pai, glórias e louvores a vós, Senhor!


Pai Amado, ajuda-nos Senhor na força e na unção de vosso Espírito Santo para que sejamos dóceis e obedientes à vossa Palavra; misericordiosos, solidários e fraternos  para com os irmãos, como o Senhor o é para conosco, amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a que estejamos sempre abertos e receptivos para acolher Jesus e aos irmãos, e que sejamos acolhidos por Ele no seu Reino de Amor!  Amém!

Brasília-DF., 21 de abril de 2017
       Ana Miranda Bessa





Nenhum comentário:

Postar um comentário