29.4.17

JESUS ANDA SOBRE AS ÁGUAS - JOÃO 6,16-21 : REFLEXÃO DIÁRIA





A Igreja celebra a memória de Santa Catarina de Sena – Virgem e Doutora da Igreja. Catarina – Itália, 1347-1380, leiga da Ordem Terceira Dominicana, padroeira da Itália e copadroeira da Europa, foi mensageira da paz numa época de graves conflitos e mestra de vida espiritual. Esmerou-se na caridade aos doentes e encarcerados e no amor e fidelidade à Igreja.
Liturgia

Caríssimos, amamos os santos e santas de Deus que nos antecederam por terem feito parte da multidão de testemunhas que nesta terra viveram sob a luz, a graça e o amor do Senhor e nele perseveraram .... Sobre aqueles está a brilhar o sol de justiça – Ml 3,16-21 que ilumina os corações de todos os que em meio aos perigos iminentes e às dificuldades da vida os invocam pela devoção que a eles dedicam e que pela vontade do Pai, são correspondidos....

Contou-me Mamãe que na década de trinta, revoltosos de Carlos Prestes, em Mato Grosso, na fronteira com a Bolívia, onde meus pais moravam, saqueavam as casas, matavam proprietários rurais e que meu pai passou por essa terrível experiência .... Quando aqueles invadiram a propriedade de meu Pai, sem aviso prévio, ele escondeu-se atrás de um arbusto, invocando a proteção de Santa Catarina, que segundo ele, o protegeu, porque não o viram e ele foi poupado...

Onde está o Amor, o medo se esvai... Jesus vem sobre as águas do mar revolto ao encontro de seus discípulos em um momento de risco de morte e os resgata com o barco, para simultaneamente, estarem seguros à margem, como nos narra João no evangelho de hoje:

'Ao cair da tarde, os discípulos desceram ao mar. Entraram na barca e foram em direção a Cafarnaum, do outro lado do mar. Já estava escuro, e Jesus ainda não tinha vindo ao encontro deles.
                                    
                                                                        


Soprava um vento forte e o mar estava agitado. Os discípulos tinham remado mais ou menos cinco quilômetros, quando enxergaram Jesus, andando sobre as águas e aproximando-se da barca. E ficaram com medo.

Mas Jesus disse: “Sou eu. Não tenhais medo”. Quiseram, então, recolher Jesus na barca, mas imediatamente a barca chegou à margem para onde estavam indo.' João 6,16-21.

Gosto muito desta expressão, que Jesus é o amor visível do Pai e o é - 1Col 1,15! Minha família e eu, temos experienciado e experimentado este amor do Pai em Jesus Cristo, quer em perigos com riscos de morte, quer em fatos que requeiram providências no estabelecimento da divina ordem em nossas vidas, em nosso cotidiano! Jesus, para mim, é como o ar que respiro, está em toda parte, basta que o invoquemos no silêncio das nossas mentes ou audível, em meio a pessoas: ele está no meio de nós, esta é a sua promessa – Mt 28,20, e verdadeiramente, ela se concretiza!

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso, nós vos amamos, nós vos adoramos, nós vos damos graças Senhor pela vossa imensa glória! Graças Pai, porque assim como enviastes Jesus, vosso amado Filho para nos salvar - Jo 3,16, Jesus estendeu esta graça também aos seus discípulos – Jo 20,19s e a cada um de nós que acreditamos, confiamos e esperamos em vós e nele, conforme a nuvem de santos e santas que vivenciaram e testemunharam o vosso amor e a vossa misericórdia para com eles! Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a superarmos o medo, a ansiedade, os ventos contrários e os desafios deste mundo, causados muitas vezes por pessoas que ainda não conhecem Jesus, nem tiveram uma experiência deste Amor em suas vidas, amém!

Santa Catarina de Sena, rogai a Deus por nós para que sejamos dignos das promessas de Cristo, amém!

Brasília-DF., 29 de abril de 2017
      Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário