19.4.17

OS DISCÍPULOS DE EMAÚS - LUCAS 24,13-35 : REFLEXÃO DIÁRIA






Como pessoas criadas à imagem de Deus - Gn 1,27, somos humanos e espirituais; necessitamos de alimento liquido e sólido para nutrir o nosso corpo e de alimento espiritual para 
nutrir e fortalecer a nossa alma...

Caríssimos, a Palavra de Deus pode nos alimentar espiritualmente porque meditando-a e exercitando-a constantemente,  aproximamo-nos mais do Senhor.... A medida que o tempo passa vamos obtendo conhecimento da verdade divina e um liame de amor vai se consolidando entre nós e Deus pela intimidade que temos com ele e ele mesmo vai nos renovando dia a dia, até que ‘alcancemos todos nós a unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, o estado de Homem Perfeito, a medida da estatura da plenitude de Cristo’ – Ef 4,11-13.

Jesus nos testemunhou em várias ocasiões buscar e escutar o Pai, dentre outros, no silêncio matinal para então estar com as pessoas, as ensinar, curar, libertar... Na última Ceia, instituiu a Eucaristia, exortando seus Apóstolos que a fizessem, em sua memória – Lc 22,19-20.

Celebramos neste tempo a memória da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus.... Os discípulos na estrada para Emaús ainda não tinham visto o Senhor Ressuscitado e por isso caminhavam tristes, de volta à rotina, às suas casas, mas eis que o próprio Jesus Ressurreto que acolhido, lhes faz companhia, dialoga com eles, para depois, se revelar a eles, como nos narra Lucas no evangelho de hoje:

'Naquele mesmo dia, o primeiro da semana, dois dos discípulos de Jesus iam para um povoado chamado Emaús, distante onze quilômetros de Jerusalém. Conversavam sobre todas as coisas que tinham acontecido.

Enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou e começou a caminhar com eles. Os discípulos, porém, estavam como que cegos, e não o reconheceram. Então Jesus perguntou: “Que ides conversando pelo caminho? ” Eles pararam, com o rosto triste, e um deles, chamado Cléofas, lhe disse: “Tu és o único peregrino em Jerusalém que não sabe o que lá aconteceu nestes últimos dias?

Ele perguntou: “Que foi? ” Os discípulos responderam: “O que aconteceu com Jesus, o Nazareno, que foi um profeta poderoso em obras e palavras, diante de Deus e diante de todo o povo. Nossos sumos sacerdotes e nossos chefes o entregaram para ser condenado à morte e o crucificaram. Nós esperávamos que ele fosse libertar Israel, mas, apesar de tudo isso, já faz três dias que todas essas coisas aconteceram! É verdade que algumas mulheres do nosso grupo nos deram um susto. Elas foram de madrugada ao túmulo e não encontraram o corpo dele. Então voltaram, dizendo que tinham visto anjos e que estes afirmaram que Jesus está vivo. Alguns dos nossos foram ao túmulo e encontraram as coisas como as mulheres tinham dito. A ele, porém, ninguém o viu”.

Então Jesus lhes disse: “Como sois sem inteligência e lentos para crer em tudo o que os profetas falaram! Será que o Cristo não devia sofrer tudo isso para entrar na sua glória? ” E, começando por Moisés e passando pelos Profetas, explicava aos discípulos todas as passagens da Escritura que falavam a respeito dele.

Quando chegaram perto do povoado para onde iam, Jesus fez de conta que ia mais adiante. Eles, porém, insistiram com Jesus, dizendo: “Fica conosco, pois já é tarde e a noite vem chegando! ” Jesus entrou para ficar com eles. Quando se sentou à mesa com eles, tomou o pão, abençoou-o, partiu-o e lhes distribuía.
                                     


Nisso os olhos dos discípulos se abriram e eles reconheceram Jesus. Jesus, porém, desapareceu da frente deles. Então um disse ao outro: “Não estava ardendo o nosso coração quando ele nos falava pelo caminho, e nos explicava as Escrituras? ” Naquela mesma hora, eles se levantaram e voltaram para Jerusalém onde encontraram os Onze reunidos com os outros. E estes confirmaram: “Realmente, o Senhor ressuscitou e apareceu a Simão! ” Então os dois contaram o que tinha acontecido no caminho, e como tinham reconhecido Jesus ao partir o pão.' Lucas 24,13-35.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque vosso amor é eterno por cada um de nós – Sl 136 e Jesus Ressurreto vos testemunha ao discorrer sobre a vossa Palavra para com os dois discípulos de Emaús, mostrando-nos a necessidade de escutar e meditar a Palavra e nos familiarizarmos com ela para que se mantenha acesa a chama da Verdade que nos conduz à Salvação e à Ressurreição, quando todos nós que acreditamos, confiamos e esperamos em vós, 'possamos merecer a graça do prêmio da bem aventurança de um dia estarmos todos convosco', em vosso Reino de Amor! Graças, Pai!

Pai Amado, ajuda-nos Senhor, na unção de vosso Espírito Santo a que estejamos conectados e atentos com a mente, coração e olhos bem abertos e receptivos aos sinais de Jesus, à sua Palavra, à participação nos sacramentos, especialmente da Reconciliação e da Santa Eucaristia, alimento e fortaleza para o nosso corpo e para a nossa alma, amém!
 

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai e Deus por nós e ajuda-nos Mãe a sermos como a Senhora, anunciadores de Jesus Cristo - Lc 1,39-45, nosso Senhor e Salvador! Amém!

Brasília-DF., 19 de abril de 2017
    Ana Miranda Bessa



Nenhum comentário:

Postar um comentário