12.10.17

JOÃO 2,1-11 - AS BODAS DE CANÁ : NOSSA SENHORA APARECIDA. PADROEIRA DO BRASIL : REFLEXÃO DE ANINHA






A Igreja celebra a Solenidade de Nossa Senhora Aparecida , mãe do povo brasileiro. Maria é mãe sempre atenta às necessidades de seus filhos e filhas, mestra do serviço e da gratuidade. Com alegria, louvemos aquela que sempre soube dizer sim a Deus e nos anima a cumprir a palavra de seu Filho. Nesta grande festa dos trezentos anos do encontro da sua imagem, a Padroeira do Brasil nos cobre com seu manto e nos ensina a ser verdadeiros discípulos missionários de Jesus. Liturgia

A sensibilidade é um dom inefável que nosso Deus e Pai nos concede e Maria a comprovou ... E, como é de Deus que procede, a nossa solidariedade se estende sempre que a manifestemos em gestos, palavras e ações para acolher e servir o próximo....

Assim foi com Maria, a Mãe de Jesus ao saber do Anjo, quando da Anunciação do Senhor – Lc 1,36-56, que Isabel, agraciada por Deus, estava grávida em idade avançada ... Apressadamente Maria dirigiu-se ao seu encontro para ajudá-la... E igualmente nas Bodas de Caná, ao perceber que o vinho havia acabado, recorreu a Jesus, como nos narra João no evangelho de hoje:
                                                  


'Naquele tempo, houve um casamento em Caná da Galileia. A mãe de Jesus estava presente. Também Jesus e seus discípulos tinham sido convidados para o casamento. Como o vinho veio a faltar, a mãe de Jesus lhe disse: “Eles não têm mais vinho”. Jesus respondeu-lhe: “Mulher, por que dizes isso a mim? Minha hora ainda não chegou”. Sua mãe disse aos que estavam servindo: “Fazei o que ele vos disser”. Estavam seis talhas de pedra colocadas aí para a purificação que os judeus costumam fazer. Em cada uma delas cabiam mais ou menos cem litros. Jesus disse aos que estavam servindo: “Enchei as talhas de água”. Encheram-nas até a boca. Jesus disse: “Agora tirai e levai ao mestre-sala”. E eles levaram. O mestre-sala experimentou a água, que se tinha transformado em vinho. Ele não sabia de onde vinha, mas os que estavam servindo sabiam, pois eram eles que tinham tirado a água. O mestre-sala chamou então o noivo e lhe disse: “Todo o mundo serve primeiro o vinho melhor e, quando os convidados já estão embriagados, serve o vinho menos bom. Mas tu guardaste o vinho melhor até agora! ” Este foi o início dos sinais de Jesus. Ele o realizou em Caná da Galileia e manifestou a sua glória, e seus discípulos creram nele.' João 2,1-11.

Caríssimos, ‘Maria está presente ao primeiro milagre, que revela a glória de Jesus e, novamente na cruz. Por uma intenção manifesta, vários dados se correspondem nas duas cenas...’. Assim como Maria se preocupou com o vinho que acabou e procurou ajudar ... Jesus, na cruz, ao vê-la ao lado de João o discípulo amado, para não a deixar sozinha, designou-a Mãe de João e de todos nós, recomendando-a aos seus cuidados, e ele, João, a acolheu em sua casa – Jo 19,25-27, como nós a acolhemos em nosso coração: Salve, Maria, Mãe de Jesus e nossa!

Nosso Deus e Pai, dizem muitos, dotou as mulheres com mais um sentido – a intuição, propiciando-nos uma sensibilidade mais aguçada na percepção do que nos circunda, que aliada à docilidade na obediência, nos leva a seguir os passos da Mãe do Senhor... Assim como Maria, fazendo-se serva e discípula, obedeceu à Palavra de Deus - Lc 1,38, ela nos exorta a fazer o que Jesus quer! Graças Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Os 300 anos de sinais da presença amorosa de Maria, Nossa Senhora Aparecida, ajudando e socorrendo seus filhos brasileiros, testemunham a promessa de Jesus: estar conosco todos os dias até a consumação dos séculos – MT 28,20! Testemunha também, que com Jesus, está Maria, olhando-nos e intercedendo por nós! Amém! 


            Brasília-DF., 12 de outubro de 2017
                     Ana Miranda Bessa

                         

Nenhum comentário:

Postar um comentário