17.10.17

LUCAS 11,37-41 - CENSURA AOS FARISEUS : REFLEXÃO DE ANINHA




A Igreja celebra a Memória de Santo Inácio de Antioquia – Bispo e Mártir. Inácio – Síria, 50-107, terceiro bispo de Antioquia e discípulo do apóstolo João, foi preso por ordem do imperador Trajano e condenado às feras no Coliseu de Roma. Rumo ao martírio, deu testemunho de fé em Jesus Cristo e fortaleceu as comunidades cristãs.
Liturgia

Se ao toque de um dedo no mouse ou no teclado do computador podemos conectar com quem queiramos interagir, quer seja aqui ou acolá, muito mais faz nosso Deus e Pai, criador de tudo e de todos, segundo testemunhas seculares da ação dele no meio de nós, como Santo Inácio de Antioquia.... Crer ou não crer, é uma decisão nossa!

Caríssimos, se nossos pais de sangue ou de coração, pelo nosso modo de ser, podem distinguir, avaliar nosso estado psíquico mental - o nosso interior, quer seja de alegria, de dor, de frustração ou tristeza, para nosso Deus e Pai, ‘nada há de encoberto que não venha a ser revelado ... - Lc 12,2-3’!

Jesus, como o Pai, nos conhece profundamente a todos e tudo sabe de nós – Sl 139; At 15,8; Jo 2,24s; 21,17, como nos revela a sua Palavra, narrada por Lucas no Evangelho de hoje:

'Naquele tempo, enquanto Jesus falava, um fariseu convidou-o para jantar com ele. Jesus entrou e pôs-se à mesa. O fariseu ficou admirado ao ver que Jesus não tivesse lavado as mãos antes da refeição. 

                                             

                                       
O Senhor disse ao fariseu: “Vós, fariseus, limpais o copo e o prato por fora, mas o vosso interior está cheio de roubos e maldades. Insensatos! Aquele que fez o exterior não fez também o interior? Antes, dai esmola do que vós possuís e tudo ficará puro para vós”.' Lucas 11,37-41.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, nós vos amamos, nós vos louvamos, nós vos glorificamos porque nos ensinas e queres que sejamos puros, autênticos, coerentes, verdadeiros em palavras, atitudes, gestos e ações aonde quer que nós estejamos… Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, pela ação de vosso Espírito Santo ajuda-nos Senhor  para que não sejamos insensatos, nem vivamos de falsas aparências, ou de  hipocrisias ... Pai,  infunde em nossa mente e em nosso coração a bondade e a generosidade fecundas, sinceras, discretas, sem alardes, nem vã glória de nossa parte, para que assim, participemos da alegria da partilha que vos é agradável – 2Cor 9,6s. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe na vivência da misericórdia para com todos! Amém!


Santo Inácio de Antioquia, Bispo e Mártir, rogai a Deus por nós para que sejamos dignos das promessas de Cristo! Amém!
              Brasília-DF., 17 de outubro de 2017
                         Ana Miranda Bessa


                                       



Nenhum comentário:

Postar um comentário