25.10.17

LUCAS 12,39-48 - NECESSIDADE DA VIGILÂNCIA : REFLEXÃO DE ANINHA




A Igreja celebra a memória de Santo Antônio Galvão – Presbítero. Antônio de Santana – Brasil, 1739-1822, deixou para trás os bens da família e entrou para a Ordem Franciscana. Conhecido como “homem da paz e da caridade”, foi sacerdote amado e procurado por muitos. Sua sepultura, situada na capela do mosteiro por ele fundado, é visitado por muitas pessoas. Primeiro santo brasileiro, foi canonizado em 2007.
Liturgia

Caríssimos, o fato de estarmos à serviço do Pai, não nos isenta de acolhermos as instruções, os ensinamentos dados por Jesus para coloca-los em prática .... Em sendo obedientes, fazendo-nos useiros-vezeiros dos ensinamentos do Senhor, podemos experimentar e vivenciar a fidelidade para com Ele, quer seja em nossas palavras, em nossos gestos e ações .... Com isso, o nosso testemunho de fidelidade ao Senhor, poderá suscitar e atrair mais irmãos ao seu seguimento...

Na caminhada com Jesus o nosso sim a ele deve ser consciente, coerente, verdadeiro, em todos os momentos e em todas as situações onde nós nos encontremos, quer estejamos sozinhos, quer em comunidade, quando então seremos merecedores de sua confiança...

O Senhor nos chamou, nos escolheu e devemos ser dignos deste chamado, desta escolha, para retribuir a confiança que em nós está sendo concedida, depositada, bem como, pelo muito que Ele nos dá, como nos narra Lucas no evangelho de hoje:

'Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Ficai certos, se o dono da casa soubesse a hora em que o ladrão iria chegar, não deixaria que arrombasse a sua casa. Vós também ficai preparados! Porque o Filho do homem vai chegar na hora em que menos o esperardes”. Então Pedro disse: “Senhor, tu contas esta parábola para nós ou para todos? ”

                                         

 E o Senhor respondeu: “Quem é o administrador fiel e prudente que o senhor vai colocar à frente do pessoal de sua casa para dar comida a todos na hora certa? Feliz o empregado que o patrão, ao chegar, encontrar agindo assim! Em verdade eu vos digo, o senhor lhe confiará a administração de todos os seus bens. Porém, se aquele empregado pensar: ‘Meu patrão está demorando’, e começar a espancar os criados e as criadas, e a comer, a beber e a embriagar-se, o senhor daquele empregado chegará num dia inesperado e numa hora imprevista, ele o partirá ao meio e o fará participar do destino dos infiéis. Aquele empregado que, conhecendo a vontade do senhor, nada preparou nem agiu conforme a sua vontade será chicoteado muitas vezes. Porém o empregado que não conhecia essa vontade e fez coisas que merecem castigo será chicoteado poucas vezes. A quem muito foi dado, muito será pedido; a quem muito foi confiado, muito mais será exigido! ”' Lucas 12,39-48.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque ‘amar a vós, acima de todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos – Mt 22,34-40’, é a âncora em porto seguro para o serviço fiel da solidariedade, da fraternidade, da justiça para com os irmãos mais necessitados, ou para com aqueles que estejam sob a nossa responsabilidade! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, nós vos amamos, e vos pedimos ó Pai, na unção de vosso Espírito Santo, dai-nos 'um reto sentir e conhecer'; ajuda-nos Senhor a amarmos os nossos irmãos como a nós mesmos; ajuda-nos Senhor a estarmos sempre preparados para quando chegar a nossa hora...; ajuda-nos Senhor, a sermos dóceis e obedientes à vossa Palavra, para fazermos a vossa vontade, amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte, amém!

Santo Antônio Galvão – Presbítero, rogai a Deus por nós para que sejamos dignos das promessas de Cristo, amém!

              Brasília-DF., 25 de outubro de 2017
                       Ana Miranda Bessa

                         

Nenhum comentário:

Postar um comentário