9.10.17

LUCAS 10,25-37 - O PRINCIPAL MANDAMENTO . O BOM SAMARITANO : REFLEXÃO DE ANINHA




Dizemos que ‘o amor é lindo’ como se este fosse concreto, palpável e efetivamente o é quando nos manifestamos de forma gentil, acolhedora, afável para com uma pessoa e esta, correspondendo ao nosso gesto e jeito de ser com ela, nos retribui com um olhar, um sorriso, graciosamente também...

Jesus nos exorta a que cumpramos o mandamento do Pai, amando a Deus e ao próximo como a nós mesmos e pratiquemos o bem independente de merecermos retribuição por parte de quem o fazemos, porque nosso Deus e Pai que nos conhece, tudo vê e tudo sabe - Jr 12,3, é quem nos recompensará – Sl 62,13; Mt 5,11!

'Naquele tempo, um mestre da lei se levantou e, querendo pôr Jesus em dificuldade, perguntou: “Mestre, que devo fazer para receber em herança a vida eterna?” Jesus lhe disse: “O que está escrito na lei? Como lês?” Ele então respondeu: “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração e com toda a tua alma, com toda a tua força e com toda a tua inteligência; e ao teu próximo como a ti mesmo!” Jesus lhe disse: “Tu respondeste corretamente. Faze isso e viverás”. 
 Ele, porém, querendo justificar-se, disse a Jesus: “E quem é o meu próximo?”
                                      

 Jesus respondeu: “Certo homem descia de Jerusalém para Jericó e caiu nas mãos de assaltantes. Estes arrancaram-lhe tudo, espancaram-no e foram-se embora, deixando-o quase morto. Por acaso, um sacerdote estava descendo por aquele caminho. Quando viu o homem, seguiu adiante, pelo outro lado. O mesmo aconteceu com um levita: chegou ao lugar, viu o homem e seguiu adiante, pelo outro lado. Mas um samaritano, que estava viajando, chegou perto dele, viu e sentiu compaixão. Aproximou-se dele e fez curativos, derramando óleo e vinho nas feridas. Depois colocou o homem em seu próprio animal e levou-o a uma pensão, onde cuidou dele. No dia seguinte, pegou duas moedas de prata e entregou-as ao dono da pensão, recomendando: ‘Toma conta dele! Quando eu voltar, vou pagar o que tiveres gasto a mais’”. E Jesus perguntou: “Na tua opinião, qual dos três foi o próximo do homem que caiu nas mãos dos assaltantes?” Ele respondeu: “Aquele que usou de misericórdia para com ele”. Então Jesus lhe disse: “Vai e faze a mesma coisa”.' Lucas 10,25-37.

Na Igreja, uma pessoa desesperada disse ao Sacerdote que queria confessar e ele ia presidir a Santa Missa dali há pouco, mas se prontificou a fazê-lo e depois nos justificou que o fizera, porque pensava que se ele não atendesse e a pessoa falecesse nesse ínterim, ele não carregaria tal culpa para o resto de sua vida...

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque nos ensinas que nós, vossos filhos amados, diante de uma necessidade premente, urgente, somos considerados prioridade de atendimento, como o foi para o bom samaritano, o homem ferido na estrada ... Graças Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, queremos exercitar o vosso amor, a  vossa misericórdia - Mc 5,9 em todos os seguimentos da nossa vida e vos pedimos ó Pai, que a unção de vosso Espírito Santo, suscite em nossa alma e em nosso coração, a sabedoria para discernirmos e agirmos no momento oportuno para com quaisquer necessitados da nossa atenção e ajuda, amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, exemplo de amor e solidariedade na história da nossa salvação, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe, para que 'estejamos atentos às situações em que podemos concretizar o amor ao próximo', como a Senhora o fez, à Isabel – Lc 1,39-56, e sermos misericordiosos como o Pai, é misericordioso - Lc 6,36! Amém!

         Brasília-DF., 09 de outubro de 2017
                        Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário