18.10.17

LUCAS 10,1-9 - MISSÃO DOS SETENTA E DOIS DISCÍPULOS : REFLEXÃO DE ANINHA





A Igreja celebra a Festa de São Lucas, Evangelista. Lucas – Síria, século 1º, médico que foi companheiro de Paulo nas suas viagens, é autor de um dos evangelhos e dos Atos dos Apóstolos. Evangelista do amor e da misericórdia divina, descreve Jesus como amigo dos pobres e das mulheres. Nos Atos, traça o retrato da Igreja que persevera no ensinamento dos apóstolos, na caridade, na fração do pão e na oração.
Liturgia

A unidade na fé a fortifica e multiplica porque o nosso testemunho pode contribuir para agregar outras pessoas que percebendo o nosso modo de ser e de agir frutífero, harmonioso, pacífico e feliz, com simplicidade de coração, querem estar e serem unos conosco, também...

Lucas assim presenciou e testemunhou o que aconteceu com os primeiros cristãos, que tinham tudo em comum e havia alegria entre eles – At 2! E Lucas, provavelmente, vendo o exemplo de São Paulo, uniu-se a ele, tornando-se seu companheiro muito querido....

A unidade na fé está explícita em Lucas que ‘enfatiza o valor da comunidade, a amizade, a intercessão – Lc 4,38, bem como detalha como um grupo de mulheres – uma mini comunidade -, seguia Jesus e o apoiava financeiramente’.

Caríssimos, muitos são os testemunhos de pessoas fidedignas, tementes a Deus, que nos mostram Jesus, Caminho, Verdade e Vida, que nos conduz ao Pai – Jo 14,6 e Jesus nos chama, a cada um de nós, para que como São Lucas, São Paulo, os 72 discípulos, o sigamos e o sirvamos, como operários e operárias da sua vinha, segundo nos narra Lucas no Evangelho de hoje:

                                              

'Naquele tempo, o Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir. E dizia-lhes: “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita. Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias e não cumprimenteis ninguém pelo caminho! Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: ‘A paz esteja nesta casa! ’ Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; se não, ela voltará para vós. Permanecei naquela mesma casa, comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador merece o seu salário. Não passeis de casa em casa. Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, curai os doentes que nela houver e dizei ao povo: ‘O reino de Deus está próximo de vós’”.' Lucas 10,1-9.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, nós vos amamos, nós vos damos graças Pai pela vossa imensa glória, porque suscitastes homens e mulheres de coração simples, amigos do Senhor, para vos seguir e servir e pelos seus exemplos Pai, nós aqui,
 modestamente estamos, pelo vosso amor e graça, para vos anunciar e testemunhar ... Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, na unção de vosso Espírito Santo, infundi em nossa mente e em nosso coração ‘a chama do vosso amor’, a vossa alegria e paz, para que as irradiemos fielmente aonde quer que nós estejamos! Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, discípula do Senhor, nosso exemplo e Mestra, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a trilhar as veredas do Senhor, o 'caminho da vida, cheio de alegrias em sua presença e delícias à direita d`Ele, perpetuamente – Sl 16', amém!

São Lucas – Evangelista e Missionário, rogai a Deus por nós, pelos Médicos e por todos aqueles que trabalham na área da Saúde, para que sejamos dignos das promessas de Cristo, amém!

               Brasília-DF., 18 de outubro de 2017
                        Ana Miranda Bessa


                                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário