2.10.17

MATEUS 18,1-5.10 - QUEM É O MAIOR ? : REFLEXÃO DE ANINHA



Na escola primária, na década de 50, estudando geografia conheci a grandeza e a hierarquia do cosmos com estrelas, planetas, etc.; adolescente, constatei a diferença de prosperidade nas classes sociais; adulta, constatei a glória e a grandeza divina e também a hierarquia de valores em correlação com a vida humana...

A Santíssima Trindade: Pai Criador, Filho Unigênito, Espírito Santo e com esta trindade, a coorte celeste, composta de Arcanjos - que meditamos sexta-feira em Jo 1,47-51 -, e hoje, nossos Santos Anjos da Guarda, nos mostram a unidade que deveríamos praticar uns com os outros, no nosso cotidiano...

A Igreja celebra desde o século 17, a memória dos Anjos da Guarda. Mencionados na Bíblia como mensageiros e guardiões das pessoas, cumprem a missão de guiá-las no caminho seguro, inspirando-lhes bons sentimentos e apoiando suas escolhas quando estas têm a Deus como meta.
Liturgia.

A obediência e a disciplina devem caminhar juntas para que a harmonia e a concórdia prevaleçam.... Assim que, Jesus hoje, nos exorta a que nos convertamos e tenhamos a simplicidade e a candura das crianças, como nos narra Mateus no evangelho de hoje:

'Naquela hora, os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Quem é o maior no reino dos céus? ” Jesus chamou uma criança, colocou-a no meio deles e disse: “Em verdade vos digo, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, não entrareis no reino dos céus. Quem se faz pequeno como esta criança, esse é o maior no reino dos céus. E quem recebe em meu nome uma criança como esta é a mim que recebe.
 
                                      


Não desprezeis nenhum desses pequeninos, pois eu vos digo que os seus anjos nos céus veem sem cessar a face do meu Pai que está nos céus”.' Mateus 18,1-5.10.

Caríssimos, no nosso dia a dia podemos ver o cosmos, as pessoas, com seus valores 
hierárquicos relativos, mas a pedagogia de nosso Deus e Pai anunciada por Jesus, nos anima, nos enche de alegria e de esperança de que poderemos  alcançar a medida da estatura da plenitude de Cristo – Ef 4,13.... Temos a liberdade de escolher o caminho a seguir – Sl 1, e o melhor caminho a seguir, é Jesus – Jo 14,6; e Jesus nos ensina a segui-lo pela conversão, a nos tornarmos simples de coração como as crianças, amando-nos e perdoando-nos mutuamente - Mt 6,7-15, para sermos acolhidos no Reino de Amor do Pai!

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, pela unção e graça de vosso Espírito Santo, infunde em nossa alma e em nosso coração a força e a obediência dos Anjos para que como eles, possamos fazer a vossa vontade e sermos sempre dóceis à vossa Palavra - Sl 103,19-20, amém!

Santo Anjo do Senhor, nosso zeloso guardador, se a ti nos confiou a piedade divina, sempre nos rejas, guardes, governa e ilumines. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós para que ‘associando-nos à multidão dos querubins e serafins, cantemos a uma só voz: 'Santo, Santo, Santo, Senhor Deus do Universo, o céu e a terra proclamam a vossa glória, hosana nas alturas, bendito o que vem em nome do Senhor, hosana nas alturas!' Amém!

        Brasília-DF., 02 de outubro de 2017
               Ana Miranda Bessa



                               

Nenhum comentário:

Postar um comentário