5.10.17

LUCAS 10,1-12 - EPISÓDIO DOS SETENTA E DOIS DISCÍPULOS : REFLEXÃO DE ANINHA




Verdadeiramente nosso Deus e Pai é Amor – 1Jo 4,16: somos filhos e filhas do Amor! E como o amor edifica, multiplica, Jesus Filho Unigênito consubstancial ao Pai é puro amor que gera paz .... E Jesus estende a sua paz a cada um de nós para que mesmo em meio às tribulações, nós tenhamos paz, nele – Jo 14,27; 16,33!

Sabemos que a lei eterna do amor é amar a essência, a fonte que é o nosso Deus, para depois, amar também ao próximo como a nós mesmos – Mt 22,34-40. A regra de ouro do Pai é: ‘Tudo aquilo... que quereis que os homens vos façam, fazei-o vós a eles... - Mt 7,12! É tão simples, mas muitos não compreendem, não vivenciam e seguem outros caminhos...

Caríssimos, se como cristãos que somos, temos o amor e a paz, devemos estende-los como ceifadores ou semeadores enviados às pessoas que encontrarmos, anunciando-lhes que  Jesus está no meio de nós - Mt 28,20....

Jesus hoje, dentre outros, estabelece critérios, nos ensina o modo da paz; se  levarmos paz às pessoas e elas não a acolheram, não a aceitarem, ela nos retornará, como nos narra Lucas no evangelho de hoje:

                                            

'Naquele tempo, o Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir. E dizia-lhes: “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita. Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias e não cumprimenteis ninguém pelo caminho! Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: ‘A paz esteja nesta casa! ’ Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; se não, ela voltará para vós. Permanecei naquela mesma casa, comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador merece o seu salário. Não passeis de casa em casa. Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, curai os doentes que nela houver e dizei ao povo: ‘O reino de Deus está próximo de vós’. Mas, quando entrardes numa cidade e não fordes bem recebidos, saindo pelas ruas, dizei: ‘Até a poeira de vossa cidade, que se apegou aos nossos pés, sacudimos contra vós. No entanto, sabei que o reino de Deus está próximo’. Eu vos digo que, naquele dia, Sodoma será tratada com menos rigor do que essa cidade”.' Lucas 10,1-12.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, nós vos amamos; nós acreditamos, confiamos e esperamos no Senhor – Jo,20,29; Jr 17,7; Is 25,9!

Pai Amado, pela unção de vosso Espírito Santo, ajuda-nos Senhor para que amemos os irmãos e vivenciemos a paz em nossa casa e aonde quer que nós estejamos... Ajuda-nos ó Pai, a sermos fiéis e perseverantes na oração, na leitura, na escuta, na meditação da vossa palavra para vos anunciar e testemunhar em todas as circunstâncias de nossas vidas! Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós para que em meio aos acontecimentos adversos, possamos irradiar a paz do Senhor e faze-la fluir às pessoas,  amém!

          Brasília-DF., 05 de outubro de 2017
                   Ana Miranda Bessa


                         

Nenhum comentário:

Postar um comentário