28.10.17

LUCAS 6,12-19 - ESCOLHA DOS DOZE. CURAS NUMEROSAS : REFLEXÃO DE ANINHA




A Igreja celebra a Festa dos Santos Simão e Judas Tadeu - Apóstolos. Simão e Judas Tadeu - Palestina, século 1º, são discípulos de Jesus sobre os quais pouco se sabe. Simão é chamado zelota ou cananeu pelos evangelistas, como forma de distingui-lo de Pedro. Judas, a princípio rejeitado por ser confundido com o traidor, tornou-se um dos santos mais populares, venerado como padroeiro das causas desesperadas.'
Liturgia

Na vida cristã tanto as nossas ações concretas e abstratas, espirituais, se convergem e se completam para que tenhamos uma conduta coerente segundo a palavra e a vontade  do Senhor nas coisas que empreendemos no nosso dia a dia...

Quando participei de um curso de evangelização cristã, dois a dois, porta a porta, nossos instrutores nos recomendaram que ao avistar a próxima casa a ser visitada, rezássemos uma Ave-Maria.... Bem depois dessa recomendação, a oração ‘Maria, passa na frente’ foi difundida e verdadeiramente, Maria abre os corações das pessoas ao acolhimento, porque foi a primeira a levar e anunciar Jesus - ainda em seu seio virginal, à Isabel – Lc 1,39-56.

Diz-nos a palavra que Jesus orava em todas as circunstâncias – Mt 14,23; Mc 1,35; Lc 5,16.... Jesus nos revela uma intimidade constante com o Pai – Mt 11,25-22, que nunca o deixa só – Jo 8,29... E Jesus exorta a seus discípulos – Mt 6,5s e a nós também – Lc 21,36, para a necessidade da Oração, como nos narra Lucas no evangelho de hoje:

                                    

'Naqueles dias, Jesus foi à montanha para rezar. E passou a noite toda em oração a Deus. Ao amanhecer, chamou seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu o nome de apóstolos: Simão, a quem impôs o nome de Pedro, e seu irmão André; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado zelota; Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, aquele que se tornou traidor. Jesus desceu da montanha com eles e parou num lugar plano. Ali estavam muitos dos seus discípulos e grande multidão de gente de toda a Judeia e de Jerusalém, do litoral de Tiro e Sidônia. Vieram para ouvir Jesus e serem curados de suas doenças. E aqueles que estavam atormentados por espíritos maus também foram curados. A multidão toda procurava tocar em Jesus, porque uma força saía dele e curava a todos'. Lucas 6,12-19.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, nós vos amamos, nós vos bendizemos, nós vos damos graças ó Pai pela vossa imensa glória e pela vossa infinita misericórdia porque em Cristo estamos ligados ao Senhor.... Graças Pai, porque em Cristo nos chamastes e nos escolhestes para estarmos próximos do Senhor e nos constituístes como vossa família, vossos herdeiros e co-herdeiros de Cristo, integrando-nos em vós e nos tornando vossa morada pelo Espírito – Ef 2,19-22. Graças Pai, glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, pela unção de vosso Espírito Santo, envia-nos o vosso Espírito Santo, amor que procede de vós como força a nos sustentar para que como vossos servidores vos anunciemos e testemunhemos, aonde quer que nós estejamos, como fizeram os apóstolos e discípulos de Jesus! Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a sermos dóceis e obedientes à Palavra do Senhor, para que ele e o Pai venham a nós e em nós estabeleçam morada – Jo 14,23! Amém!

Santos Simão e Judas Tadeu, Apóstolos, rogai a Deus por nós para que sejamos dignos das promessas de Cristo! Amém!
                   Brasília-DF., 28 de outubro de 2017
                            Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário