3.1.18

JOÃO 1,29-34 - O CORDEIRO DE DEUS : REFLEXÃO DE ANINHA






No decorrer da minha caminhada cristã, aprendi a distinguir os irmãos que se sentem como filhos amados de nosso Deus e Pai e o somos todos amados por Ele e assim devemos demonstrar, testemunhar, mas, existe uma diferenciação de comportamento e atitudes, que se pode perceber, até através de uma expressão verbal ou mesmo diante de uma situação comum pertinente.

Os levitas e sacerdotes no tempo de Jesus, caracterizam, para mim, a diferenciação referida acima, como meditamos ontem – Jo 1,19-28, quando foram perguntar a João Batista, se ele era o Messias...

Caríssimos, eu creio que quando somos selados pelo Espírito Santo – 2Cor 1,21s, sua marca indelével permanece, como foi com João Batista quando ainda no ventre de Isabel, se alegrou com a presença de Jesus no ventre de Maria – Lc 1,39s, e passados alguns anos, ambos, já adultos, o mesmo Espírito Santo revela Jesus para João Batista – Mt 3,13s e este, o revela aos seus discípulos, como nos narra João, no evangelho de hoje:
                                            


'No dia seguinte, João viu Jesus aproximar-se dele e disse: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. Dele é que eu disse: Depois de mim vem um homem que passou à minha frente, porque existia antes de mim. Também eu não o conhecia, mas, se eu vim batizar com água, foi para que ele fosse manifestado a Israel”. E João deu testemunho, dizendo: “Eu vi o Espírito descer, como uma pomba, do céu e permanecer sobre ele. Também eu não o conhecia, mas aquele que me enviou a batizar com água me disse: ‘Aquele sobre quem vires o Espírito descer e permanecer, esse é quem batiza com o Espírito Santo’. Eu vi e dou testemunho: este é o Filho de Deus!”' João 1,29-34.

Diz-nos a Igreja que ‘Depois de ter aceitado dar-lhe o Batismo junto com os pecadores – Lc 3,21; Mt 3,14-15, João Batista viu e mostrou em Jesus o “Cordeiro de Deus, que tira os pecados do mundo” – Jo 1,29;36. Manifesta assim que Jesus é ao mesmo tempo o Servo Sofredor que se deixa levar silencioso ao matadouro – Is 53,7; Jer 11,19 e carrega o pecado das multidões – Is 53,12, e o cordeiro pascal símbolo da redenção de Israel por ocasião da primeira Páscoa – Ex 12,3-14; Jo 19,36; 1Cor 5,7. Toda a vida de Cristo exprime a sua missão: “Servir e dar sua vida em resgate por muitos” – Mt 10,45.’ CIC 608.


Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque em Jesus nos resgatastes e nos reconciliastes convosco - Gl 4,1-7; 1Pd 1,19; 2Cor 5,18! Graças Pai, pois nos fizestes herdeiros da vossa graça, elegendo-nos vossos filhos amados, e no tempo favorável do Senhor, o Senhor se nos manifestará o que seremos - 1Jo 2,29-3,6! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, na unção de vosso Espírito Santo inunda-nos Senhor da vossa graça e do vosso amor e ajuda-nos Pai a conhecermos Jesus cada vez mais como centro e força do nosso viver, para anunciarmos e testemunharmos a vossa salvação que Nele, o Senhor trouxe para nós! Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a como a Senhora, fazermos a vontade de nosso Deus e Pai - Mt 12,46s, amém!

      Brasília-DF., 03 de janeiro de 2018
              Ana Miranda Bessa

                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário