15.1.18

MARCOS 2,18-22 - A QUESTÃO DO JEJUM : REFLEXÃO DE ANINHA





Na vida social, o noivado é a perspectiva para a realização do enlace matrimonial entre um homem e uma mulher, quando ambos se tornam uma só carne – Gn 2,18s; Ef 5,31! Na vida cristã trata-se da unidade entre Cristo e a sua Igreja – que somos nós, para sermos com Ele um só Espírito – Jo 3,29; 1Cor 6,17!

Jesus é o Noivo e cada um de nós, conhecendo-o mais amiúde quer estar e permanecer com ele, para uma vida nova e feliz, e como convidado para o casamento, comemorar, partilhar com ele, a alegria desse encontro festivo, como nos narra Marcos no evangelho de hoje:
                                              


'Naquele tempo, os discípulos de João Batista e os fariseus estavam jejuando. Então, vieram dizer a Jesus: “Por que os discípulos de João e os discípulos dos fariseus jejuam e os teus discípulos não jejuam?” Jesus respondeu: “Os convidados de um casamento poderiam, por acaso, fazer jejum enquanto o noivo está com eles? Enquanto o noivo está com eles, os convidados não podem jejuar. Mas vai chegar o tempo em que o noivo será tirado do meio deles; aí então eles vão jejuar. Ninguém põe um remendo de pano novo numa roupa velha, porque o remendo novo repuxa o pano velho e o rasgão fica maior ainda. Ninguém põe vinho novo em odres velhos, ­­ porque o vinho novo arrebenta os odres velhos e o vinho e os odres se perdem. Por isso, vinho novo em odres novos”.' Marcos 2,18-22.

Caríssimos, se a prática do jejum é milenar e Jesus o recomenda, em obediência à sua Palavra devemos fazê-lo, como por exemplo, renunciar ao almoço às sextas – feiras, substituindo-o por pães. Assim aprendi com Monsenhor Jonas da Canção Nova e assim faço há muitos anos e dou-lhes o meu testemunho! Sinto alegria e satisfação do dever cumprido e realizo três objetivos: faço a vontade do Senhor - o que lhe é agradável;  dou um repouso ao meu organismo - o que é muito bom, e fico mais leve...

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque Jesus nos ensina a que nos abramos e acolhamos a Boa-Nova da vossa palavra neste tempo favorável do Senhor! Graças Pai, porque a coerência no nosso modo de ser e de agir, segundo a vossa vontade, nos permite viver em unidade e em santidade convosco! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, na unção de vosso Espírito Santo, ‘dai-nos sabedoria e entendimento para apreciarmos os bens temporais, mas sem perder de vista os bens eternos’! Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a sermos dóceis e obedientes aos ensinamentos e à vontade do Senhor em todas as circunstâncias de nossas vidas! Amém!

      Brasília-DF., 15 de janeiro de 2018
               Ana Miranda Bessa


                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário