29.1.18

MARCOS 5,1-20 - O POSSESSO DE GERASA : REFLEXÃO DE ANINHA






Nosso Deus e Pai nos criou para sermos livres; nos enviou Jesus seu Filho amado para que acreditássemos nele e aos que creem em Jesus, Jesus os exorta a que permaneçam em sua palavra para serem verdadeiramente seus discípulos e conhecerem a verdade que os libertará – Jo 8,31-32.

A liberdade é dom de Deus e o cerceamento à liberdade de uma pessoa mesmo que seja para sua proteção e segurança, porque promove a justiça e o direito para a implantação do bem para todos, passa, a ser um mal ...


Caríssimos, diz-nos os teólogos, dentre outros, que ‘o demônio é o Príncipe deste mundo e que, por suas mentiras, é a causa de todas as desordens morais – Ef 2,1-3; 6,10-17; 2Cor 4,4. Seu reino é do Mal, e gera a morte ...’. 
B. Jerusalém.

O evangelho de hoje, nos mostra que o mal, busca rebaixar, desmoralizar o homem criado por Deus, à condição execrável de animal irracional, a perambular nas trevas, servindo-se daquele como escudo, a encobri-lo, para não ser descoberto...

Jesus, verdade que nos liberta e nos dá vida, e vida abundante – Jo 8,32; 10,10, que tudo sabe e tudo vê – Jo 21,17, devolveu a integridade moral e física do homem prisioneiro e cerceado pelo mal, como nos narra Marcos no evangelho de hoje:

'Naquele tempo, Jesus e seus discípulos chegaram à outra margem do mar, na região dos gerasenos. Logo que saiu da barca, um homem possuído por um espírito impuro, saindo de um cemitério, foi ao seu encontro. Esse homem morava no meio dos túmulos e ninguém conseguia amarrá-lo, nem mesmo com correntes. Muitas vezes tinha sido amarrado com algemas e correntes, mas ele arrebentava as correntes e quebrava as algemas. E ninguém era capaz de dominá-lo. Dia e noite ele vagava entre os túmulos e pelos montes, gritando e ferindo-se com pedras. 

                                          

Vendo Jesus de longe, o endemoninhado correu, caiu de joelhos diante dele e gritou bem alto: “Que tens a ver comigo, Jesus, Filho do Deus altíssimo? Eu te conjuro por Deus, não me atormentes!” Com efeito, Jesus lhe dizia: “Espírito impuro, sai desse homem!” Então Jesus perguntou: “Qual é o teu nome?” O homem respondeu: “Meu nome é Legião, porque somos muitos”. E pedia com insistência que Jesus não o expulsasse da região. Havia aí perto uma grande manada de porcos, pastando na montanha. O espírito impuro suplicou então: “Manda-nos para os porcos, para que entremos neles”. Jesus permitiu. Os espíritos impuros saíram do homem e entraram nos porcos. E toda a manada – mais ou menos uns dois mil porcos – atirou-se monte abaixo para dentro do mar, onde se afogou. Os homens que guardavam os porcos saíram correndo e espalharam a notícia na cidade e nos campos. E as pessoas foram ver o que havia acontecido. Elas foram até Jesus e viram o endemoninhado sentado, vestido e no seu perfeito juízo, aquele mesmo que antes estava possuído pela Legião. E ficaram com medo. Os que tinham presenciado o fato explicaram-lhes o que havia acontecido com o endemoninhado e com os porcos. Então começaram a pedir que Jesus fosse embora da região deles. Enquanto Jesus entrava de novo na barca, o homem que tinha sido endemoninhado pediu-lhe que o deixasse ficar com ele. Jesus, porém, não permitiu. Entretanto, lhe disse: “Vai para casa, para junto dos teus, e anuncia-lhes tudo o que o Senhor, em sua misericórdia, fez por ti”. Então o homem foi embora e começou a pregar na Decápole tudo o que Jesus tinha feito por ele. E todos ficavam admirados'. Marcos 5,1-20.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, nós vos amamos, nós vos louvamos, nós vos bendizemos e nós vos glorificamos, porque quando vos buscamos, em Jesus o Senhor vem em nosso auxílio, nos ouve e nos responde – Sl 3! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, na força de vosso Espírito Santo, repousa sobre nós e cobre-nos Senhor com o vosso manto protetor, para que sob vossas asas, sejamos protegidos e livres de todo mal – Sl 91! Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e pelas nossas famílias! Ajuda-nos Mãe e caminhe conosco, para que sejamos firmes e fortes na fé, acolhendo Jesus e a sua palavra, acreditando, confiando e esperando nÊle! Amém!

Brasília-DF., 29 de janeiro de 2018
        Ana Miranda Bessa


                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário