1.1.18
LUCAS 2,16-21 - A VISITA DOS PASTORES - SANTA MARIA, MÃE DE DEUS : REFLEXÃO DE ANINHA
A Igreja celebra a Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus. Maria acolhe com amor materno a todos nós, que nos reunimos para celebrar a sublime graça que recebeu de ser a Mãe de Deus e nossa. Neste dia mundial da paz, peçamos a ela que nos acompanhe ao longo de todo o ano e nos ajude em nosso compromisso com um mundo pacífico, livre de toda escravidão e aberto às bênçãos divinas. Liturgia*
‘O tempo da espera, da longa expectativa, completou-se, e Deus realiza as promessas, enviando o próprio Filho. Ele nasceu sujeito à lei para libertar os que são submissos à lei, retirando-nos da escravidão e tornando-nos filhos e filhas. Resgata-nos da lei para fazer-nos seres livres, capazes de acolher o dom do Espírito’ – Gl 4,4-7! *
Neste tempo do Advento e Oitavas do Natal a Palavra de Deus tem nos mostrado a atuação de Anjos, homens e mulheres a nos testemunharem o seu Projeto de Salvação, que em Jesus, trouxe para nós!
Caríssimos, os pastores do evangelho de hoje, na noite de Natal do Senhor, estavam nos campos, montando guarda aos seus rebanhos. O Anjo do Senhor apareceu-lhes, anunciando: ‘Nasceu-vos hoje um Salvador, que é Cristo – Senhor e ao anúncio, juntou-se ao anjo uma multidão do exército celeste a louvar a Deus - Lc 2,8-15!
Quando os anjos os deixaram, em direção ao céu, os pastores disseram entre si: “Vamos... E vejamos o que aconteceu... E foram às pressas para confirmar o que o Anjo lhes havia dito, segundo nos narra Lucas:
'Naquele tempo, os pastores foram às pressas a Belém e encontraram Maria, José e o recém-nascido deitado na manjedoura. Tendo-o visto, contaram o que lhes fora dito sobre o menino. E todos os que ouviram os pastores ficaram maravilhados com aquilo que contavam. Quanto a Maria, guardava todos esses fatos e meditava sobre eles em seu coração. Os pastores voltaram, glorificando e louvando a Deus por tudo que tinham visto e ouvido, conforme lhes tinha sido dito. Quando se completaram os oito dias para a circuncisão do menino, deram-lhe o nome de Jesus, como fora chamado pelo anjo antes de ser concebido'. Lucas 2,16-21!
Que graça, honra e privilégio tiveram estes simples pastores, que em trabalho, vigiando seus rebanhos e atentos a barulhos e sinais, mereceram a graça de ver e escutar os mensageiros celestiais de nosso Deus e Pai, anunciando-lhes o nascimento de Jesus Salvador!
Diz-nos a liturgia que ‘pessoas desprezadas, são as primeiras a receber a boa notícia e ir ao encontro do Salvador, a grande alegria do povo. Lá não encontram nada de pomposo; ao contrário, numa estrebaria deparam com os pais e o menino deitado numa manjedoura. Jesus nasce pobre e se solidariza com os pobres. E são justamente estes os primeiros anunciadores do grande acontecimento’!
Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso, graças Pai porque nos amas com amor eterno; e a demonstração do vosso amor é o cumprimento das vossas promessas - através do Espírito Santo em Maria, que se se realizaram em Cristo Senhor, fazendo-se Uno com ele para chegar e revelar-se à nos - Sl 136; Jo 3,16; 10,30! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!
Pai Santo, abençoa-nos com a vossa luz e graça e na unção de vosso Espirito Santo, ensina-nos Pai a vivermos como filhos e filhas amados, santos eleitos, agradecidos à Maria e como ela, obedientes à vossa Palavra – Cl 3,12! Amém!
Santa Maria, Mãe de Deus, ajuda-nos Mãe para que neste 2018, ‘aprendamos com a Senhora a guardar e meditar no coração os fatos e acontecimentos da nossa vida e da história e discernir neles a vontade e os desígnios do Senhor’*, para sermos instrumentos de Seu Amor. Amém!
AMADOS, FELIZ 2018 COM AS GRAÇAS E BENÇÃOS DO SENHOR NOSSO DEUS E PAI A TODOS NÓS, ÀS NOSSAS FAMÍLIAS E AO MUNDO INTEIRO! AMÉM!
Brasília-DF., 1º de janeiro de 2018
Ana Miranda Bessa
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário