17.1.18

MARCOS 3,1-6 - UMA CURA EM DIA DE SÁBADO : REFLEXÃO DE ANINHA






A pessoa dissimulada, regra geral, tem um jeito sorrateiro - como uma cobra venenosa que se arrasta no chão, silenciosa, para atacar a presa distraída; tem, dupla personalidade e carrega em si uma ‘ignorância afetada e dureza de coração’ que a leva a ser uma pessoa egoísta, porque acredita ser a ‘dona da verdade’...

Jesus, como nosso Deus e Pai perscruta tudo e conhece os corações – Sl 138; Jo 21,17, perguntou àqueles - que como cobra o espreitavam para acusá-lo, se era permitido no sábado curar ou não o homem da mão seca, mas, eles se calaram, como nos narra Marcos no evangelho de hoje: 

                                               

'Naquele tempo, Jesus entrou de novo na sinagoga. Havia ali um homem com a mão seca. Alguns o observavam para ver se haveria de curar em dia de sábado, para poderem acusá-lo. Jesus disse ao homem da mão seca: “Levanta-te e fica aqui no meio!” E perguntou-lhes: “É permitido no sábado fazer o bem ou fazer o mal? Salvar uma vida ou deixá-la morrer?” Mas eles nada disseram. Jesus, então, olhou ao seu redor cheio de ira e tristeza, porque eram duros de coração, e disse ao homem: “Estende a mão”. Ele a estendeu e a mão ficou curada. Ao saírem, os fariseus com os partidários de Herodes imediatamente tramaram, contra Jesus, a maneira como haveriam de matá-lo.' Marcos 3,1-6.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque em Jesus, o Senhor nos revela que as nossas necessidades físicas, como a fome, a deficiência, a doença e até o pecado devem ser tratados com misericórdia e compaixão, independente do dia, independente da lei, a fim de prevalecer o bem a nós, seus filhos amados! Graças Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, na unção de vosso Espírito Santo, ‘iluminai-nos e fortalecei-nos na prática do bem e na vivência da solidariedade’! Ajuda-nos, ó Pai, a sermos sinceros, verdadeiros, mansos e humildes de coração, a exemplo de Jesus – Mt 11,28! Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a acolhermos fraternalmente as pessoas em suas dificuldades - quaisquer que sejam, atendendo-as em suas necessidades, amém!

Santo Antão, Pai da Vida Monacal – Egito, 250-356, incansável servidor de Jesus e de seu reino, rogai a Deus por nós para que sejamos dignos das promessas de Cristo Jesus! Amém!

     Brasília-DF., 17 de janeiro de 2018
              Ana Miranda Bessa


                         

Nenhum comentário:

Postar um comentário