5.1.18

JOÃO 1,43-51 - VOCAÇÃO DE FILIPE E DE NATANAEL : REFLEXÃO DE ANINHA




A unidade no modo de ser e de agir de um grupo de pessoas em correlação com a forma como pensamos e agimos, favorece a nossa aproximação recíproca, porque cultivamos os mesmos princípios, a mesma fé...

Assim foi com os discípulos de João Batista após saberem do próprio João quem era Jesus - Jo 1,35-42... Foram conhece-lo e anunciaram a Boa - Nova para os outros, e assim sucessivamente...

No evangelho de hoje, Jesus a caminho da Galileia, encontra Filipe, da mesma cidade de André e de Simão Pedro e que provavelmente, eram amigos, e Jesus lhe diz para segui-lo... E Filipe, seguindo Jesus, encontra com Natanael e lhe fala de Jesus. E Jesus, que como o Pai, conhece os corações – 1Jo 3,20; Jo 21,17, exalta as qualidades intrínsecas de Natanael e revela-lhe os mistérios do Reino, como João nos narra a seguir:

'Naquele tempo, Jesus decidiu partir para a Galileia. Encontrou Filipe e disse: “Segue-me”. Filipe era de Betsaida, cidade de André e de Pedro. Filipe encontrou-se com Natanael e lhe disse: “Encontramos aquele de quem Moisés escreveu na lei, e também os profetas: Jesus de Nazaré, o filho de José”. Natanael disse: “De Nazaré pode sair coisa boa?” Filipe respondeu: “Vem ver!” 

                                        


Jesus viu Natanael, que vinha para ele, e comentou: “Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade”. Natanael perguntou: “De onde me conheces?” Jesus respondeu: “Antes que Filipe te chamasse, enquanto estavas debaixo da figueira, eu te vi”. Natanael respondeu: “Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o rei de Israel”. Jesus disse: “Tu crês porque te disse: ‘Eu te vi debaixo da figueira’? Coisas maiores que esta verás!” E Jesus continuou: “Em verdade, em verdade, eu vos digo, vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem”.' João 1,43-51.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque pela fé e pelo testemunho de nossos pais, fomos iluminados e  nós vivemos em comunidade onde, como eles, professamos a mesma fé, amando-nos e respeitando-nos uns aos outros! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, na unção de vosso Espírito Santo imprime em nossas mentes e em nossos corações um modo simples e sincero de ser e de viver, numa convivência pacífica e harmoniosa para também irradiarmos a luz de Cristo! Ajuda-nos Pai a anunciarmos e testemunharmos Jesus, vosso Filho amado - Mt 17,5, aonde quer que nós estejamos, amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, discípula dócil e fiel, nosso exemplo e mestra, ajuda-nos Mãe, para que como a Senhora e o grupo dos apóstolos, unânimes, perseveremos e estejamos sempre em unidade de oração ao Senhor nosso Deus e Pai – At 1,12-14. Amém!

      Brasília-DF., 05 de janeiro de 2018
               Ana Miranda Bessa


                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário