8.1.18

MARCOS 1,7-11 - BATISMO DE JESUS : FESTA - REFLEXÃO DE ANINHA





A Igreja celebra a Festa do Batismo de Jesus, concluindo o tempo do Natal. Ao ser batizado, o Senhor é ungido com o Espírito, proclamado Filho amado de Deus e assume publicamente a missão evangelizadora. Esta festa nos ajude a realizar em tudo a vontade do Pai, a fim de o honrarmos como seus filhos e filhas amados.
Liturgia

Caríssimos, sabemos que na história da nossa salvação os Anjos, mensageiros celestiais de Deus, sempre estiveram presentes com os eleitos do Senhor, desde Abraão, até Zacarias, Maria e José!

 E com Maria, além do Anjo que anunciou a graça da  concepção de  Jesus, estava o Espírito Santo, amor que procede do Pai, e ela por acreditar, confiar e esperar em Deus, aquiesceu a Sua Palavra e concebeu do Espírito Santo; e ao seu “sim”, nosso Deus e Pai, enviou-nos Jesus... Assim vimos e meditamos neste Natal - Lc 1,26s.

João Batista, o Precursor, anunciado pelo Anjo a seu pai Zacarias - Lc 1,5s,  anunciou Jesus aos seus discípulos, como o Filho de Deus, porque o mesmo Espírito Santo, que concebeu Jesus no seio virginal de Maria, assim o revelou a ele no rio Jordão, como nos narra Marcos no evangelho de hoje:

'Naquele tempo, João Batista pregava, dizendo: “Depois de mim virá alguém mais forte do que eu. Eu nem sou digno de me abaixar para desamarrar suas sandálias. Eu vos batizei com água, mas ele vos batizará com o Espírito Santo”. 
                                                


Naqueles dias, Jesus veio de Nazaré da Galileia e foi batizado por João no rio Jordão. E logo, ao sair da água, viu o céu se abrindo e o Espírito, como pomba, descer sobre ele. E do céu veio uma voz: “Tu és o meu Filho amado, em ti ponho meu bem-querer”.' Marcos 1,7-11.

Diz-nos a Igreja que ‘Para o cristão, crer em Deus é, inseparavelmente, crer naquele que ele enviou, “seu Filho bem-amado” no qual ele pôs toda a sua complacência – Mc 1,11; Deus nos mandou que o escutássemos – Mc 9,7. O próprio Senhor disse aos seus discípulos: “Crede em Deus, crede também em mim” – Jo 14,1. Podemos crer em Jesus Cristo porque ele mesmo é Deus, o Verbo feito carne: “Ninguém jamais viu a Deus: o Filho unigênito, que está voltado para o seio do Pai, este o deu a conhecer” – Jo 1,18. Por ter ele “visto o Pai” – Jo 6,46: ele é o único que o conhece e pode revelá-lo – Mt 11,27.’ CIC 151.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, nós vos amamos, nós vos adoramos, nós vos damos graças ó Pai, pela vossa imensa glória!  Graças Pai, pela vossa infinita misericórdia para conosco em revelar-se a nós, concedendo-nos pela fé em Cristo sermos vossos filhos amados e batizados em Cristo, nos vestistes de Cristo para uma vida nova - Gl 3,23s! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, na unção e na força de vosso Espírito Santo, infunde em nossas mentes e em nossos corações, a fé, a esperança, a caridade, virtudes teologais que nos animem e nos impulsem a pedirmos a vossa graça e sabedoria para fazermos a vossa vontade todos os dias! Amém! Vinde, Espírito Santo!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós para que honremos o nosso Batismo; rogai Mãe, pelos ‘catecúmenos e pelas crianças renascidas nas águas do batismo.’ Amém!

           Brasília-DF., 08 de janeiro de 2018
                    Ana Miranda Bessa 


                      

Nenhum comentário:

Postar um comentário