16.1.18

MARCOS 2,23-28 - ARRANCANDO ESPIGAS NO SÁBADO : REFLEXÃO DE ANINHA





O conhecimento adquirido em assuntos específicos serve para argumentar, rebater, justificar direitos e deveres inerentes às atividades que exercemos no nosso dia a dia, e serve, não somente para o nosso benefício, mas para o benefício de outros...

As nossas especialidades e dons aprimorados, podem contribuir para o esclarecimento, o entendimento, a solução de fatos ou situações conflitantes entre as partes... Faz-se necessário, entretanto, a citação de paradigmas que os antecederam... E Jesus, assim o fez, revelando aos fariseus, ser ele, Senhor até do sábado, como nos narra Marcos no evangelho de hoje:
                                           


'Jesus estava passando por uns campos de trigo em dia de sábado. Seus discípulos começaram a arrancar espigas, enquanto caminhavam. Então os fariseus disseram a Jesus: “Olha! Por que eles fazem em dia de sábado o que não é permitido?” Jesus lhes disse: “Por acaso, nunca lestes o que Davi e seus companheiros fizeram quando passaram necessidade e tiveram fome? Como ele entrou na casa de Deus, no tempo em que Abiatar era sumo sacerdote, comeu os pães oferecidos a Deus e os deu também aos seus companheiros? No entanto, só aos sacerdotes é permitido comer esses pães”. E acrescentou: “O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado. Portanto, o Filho do homem é senhor também do sábado”.' Marcos 2.23-28.

Diz-nos a Igreja que ‘O Evangelho relata numerosos incidentes em que Jesus é acusado de violar a lei do sábado. Mas Jesus nunca profana a santidade desse dia – Mc 1,21; Jo 9,16. Dá-nos com autoridade a sua autêntica interpretação: “O sábado foi feito para o homem e não o homem para o sábado” – Mc 2,27. Movido por compaixão, Cristo se permite no “dia de sábado fazer o bem de preferência ao mal, salvar uma vida de preferência a matar – Mc 3,3. O sábado é o dia do Senhor das misericórdias e da honra de Deus – Mt 12,5; Jo 7,23. “O Filho do Homem é senhor até do sábado” – Mc 2,28.’ CIC 2173

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque Jesus nos revela que o Senhor nos ama verdadeiramente e nos promove prioritariamente em relação à lei! Sabemos que a lei é importante, e Jesus nos ensina que a nossa vida o é muito mais...   Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, na unção de vosso Espírito Santo infunde em nossa mente e em nosso coração o discernimento correto em nossas atitudes quanto à justiça, à promoção e a defesa da vida, seguindo o exemplo de Jesus, colocando-nos a seu serviço e a serviço dos irmãos! Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós Mãe e pelas ‘famílias e seus desafios’, para que em Cristo sejamos solidários, fraternos, e vivamos a vida nova que ele trouxe para cada um de nós, amém!

      Brasília-DF., 16 de janeiro de 2018
              Ana Miranda Bessa


                           

Nenhum comentário:

Postar um comentário