26.1.18

LUCAS 10,1-9 - MISSÃO DOS 72 DISCÍPULOS : REFLEXÃO DE ANINHA





Jesus, instruiu, instituiu e designou discípulos para ajudá-lo no anúncio do Reino; no envio de mais 72 deles, sabendo que não eram suficientes, disse-lhes para pedirem ao Pai que mande trabalhadores para a Missão e que a saudação inicial aonde chegassem, fosse de paz, a paz do Senhor - Jo 14,27!

Constata-se que em nossos dias, ainda não se conseguiu conciliar o direito de cada pessoa, em relação com a justiça e a paz, que Jesus há mais de dois mil anos, veio anunciar ...

Vivemos no Brasil, situação semelhante, com dados do IBGE onde mais de setenta por cento da nossa população é de analfabetos funcionais... Pessoas que frequentaram escolas e até faculdades, mas que, ou  não foram bem instruídas, ou não assimilaram o aprendizado...

Sabemos que o Brasil, considerado ter o maior número de cristãos - superior a setenta por cento da população, onde o amor a Deus e ao próximo – Mt 22,34-40, deveria ser a prática useira deste seguimento, não o é!  Percebe-se, regra geral, que o cristianismo corre paralelo com o analfabetismo, quando assistimos desmandos de usurpadores no poder – 'lobos', que lá estariam pela boa fé do povo 'cordeiro' para administrarem o bem comum, mas não o fizeram ...

Caríssimos, no tempo de Jesus os trabalhadores eram poucos a anunciar o seu Reino de Amor, mas os seus bons exemplos perduram até hoje... Peçamos ao nosso bom Deus e Pai, que suscite pessoas de bem, que amem a verdade, que façam Justiça e deem o Direito aos oprimidos – Sl 103,6, para levar a paz que nosso Deus e Pai quer para cada um de nós!
                                             


'Naquele tempo, o Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir. E dizia-lhes: “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita. Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias e não cumprimenteis ninguém pelo caminho! Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: ‘A paz esteja nesta casa!’ Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; se não, ela voltará para vós. Permanecei naquela mesma casa, comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador merece o seu salário. Não passeis de casa em casa. Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, curai os doentes que nela houver e dizei ao povo: ‘O reino de Deus está próximo de vós’”.' Lucas 10,1-9.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque Jesus nos ensina a fé sincera que tiveram Timóteo e Tito - dos quais a Igreja hoje faz memória e que devotaram
 as suas vidas à serviço de Jesus, como fizeram os demais discípulos, anunciando o evangelho que salva povos e nações! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, na força e na unção de vosso Espírito Santo, ajuda-nos Pai a sermos trabalhadores da vossa Messe, ' fiéis e perseverantes, no anúncio e vivência da vossa palavra’. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe ‘a vivermos neste mundo com piedade e justiça’, amém!

Santos Timóteo e Tito, Bispos e Discípulos de Paulo – Palestina, século 1º, rogai a Deus por nós, para que sejamos dignos das promessas de Cristo, amém!

Brasília-DF., 26 de janeiro de 2018
         Ana Miranda Bessa


                           

Nenhum comentário:

Postar um comentário