7.1.18

MATEUS 2,1-12 - OS MAGOS DO ORIENTE : EPIFANIA DO SENHOR - 'DEUS AMA A TODOS !' - REFLEXÃO DO PASTOR





'Continuamos a celebrar e a viver o Natal, com a solenidade da Epifania do Senhor. A palavra grega epifania significa “revelação”, “manifestação”. Em Jesus Cristo nascido em Belém, Deus revela o seu amor e manifesta a sua salvação para todos. Cumpre-se, de modo admirável, a universalidade da salvação anunciada pelo profeta Isaías (Is 60,1-6). Por isso, louvamos a Deus com o Salmo 71, proclamando: “As nações de toda a terra hão de adorar-vos, ó Senhor”.
                    

O relato do nascimento do Salvador, no Natal, ressalta a presença dos pastores que estavam nas redondezas e que foram às pressas ao encontro de Menino Jesus para adorá-lo. Na Epifania do Senhor, o Evangelho destaca o amor de Deus revelado às nações, representadas por aqueles homens sábios, denominados magos, que vieram de longe para adorar a Jesus e oferecer-lhe presentes. Na Carta aos Efésios, São Paulo refere-se ao “mistério” revelado, assim explicando-o: “os pagãos são admitidos à mesma herança” do povo da Aliança (Ef 3,6).
                          



Seguindo o exemplo dos magos, nós também somos convidados a caminhar ao encontro do menino Jesus, neste tempo de Natal, com uma atitude de adoração. Eles “ajoelharam-se diante dele e o adoraram” e “sentiram uma alegria muito grande” (Mt 2,10-11). O Natal é tempo de experimentar esta alegria que brota do encontro com Cristo. Para isso, é preciso dispor-se a caminhar. Ninguém deve ficar acomodado ou desanimado, especialmente, ao iniciar um novo ano. Contudo, não podemos caminhar contando somente com as próprias forças. A estrela serviu de sinal para os magos. Nós também necessitamos da luz de Deus, da sua Palavra, para caminhar bem neste novo ano.

O relato do Evangelho cita o rei Herodes. Ele não se dispôs a caminhar ao encontro de Jesus, na manjedoura de Belém; apenas fingiu querer adorá-lo. Em seu orgulho, não foi capaz de se colocar entre os humildes pastores, nem entre os sábios estrangeiros, ambos menosprezados por muitos naquele tempo. Na Epifania, o nosso amor fraterno deve se alargar, dirigindo-se aos que não são amados e aos que mais sofrem. O nosso mundo necessita de cristãos que sejam sinais do amor de Deus. Por isso, adoramos o Menino Deus que oferece a todos o seu amor e salvação, dispondo-nos a amar a todos como ele nos ensinou.

Quem está em férias, lembre-se da importância da oração cotidiana e da participação nas missas, especialmente aos domingos. Aproveite para conviver mais fraternalmente com familiares e amigos, para visitá-los, dando especial atenção aos que mais sofrem. A fé e o amor podem transformar o novo ano em vida nova!'

           PALAVRA DO PASTOR
                     DEUS AMA A TODOS!
                     Dom Sergio da Rocha
             Cardeal Arcebispo de Brasília-DF.

Em, 07 de janeiro de 2018
      Ana Miranda Bessa

                             

Nenhum comentário:

Postar um comentário