13.5.20

JOÃO 15,1-8 - A VIDEIRA E OS RAMOS : REFLEXÃO DE ANINHA





A coerência de uma conduta fraterna, solidária, nos bons e justos propósitos de ser e de agir, nos identifica como pessoas do bem... Jesus, Onisciente como o Pai – Sl 139, conhece os corações – Jo 21,17: escolheu seus discípulos, os ensinou, designou e os enviou em Missão...

Após a Ressurreição de Jesus e a sua Ascensão ao Céu,   seus discípulos, vivendo em Comunidade, pressionados pela demanda para com o atendimento às viúvas sem amparo familiar – At 6,1-7, escolheram ‘sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria aos quais encarregaram para essa tarefa...’. 


No Evangelho de hoje, Jesus exige de nós essa mesma coerência de atitude nossa para com ele já estabelecendo a sentença para quem assim a vivenciar, ou, a negligenciar... 

                                        
                                 
'Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: “Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que em mim não dá fruto ele o corta; e todo ramo que dá fruto, ele o limpa, para que dê mais fruto ainda. Vós já estais limpos por causa da palavra que eu vos falei. Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vós não podereis dar fruto, se não permanecerdes em mim. Eu sou a videira e vós os ramos. Aquele que permanece em mim, e eu nele, esse produz muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Quem não permanecer em mim, será lançado fora como um ramo e secará. Tais ramos são recolhidos, lançados no fogo e queimados. Se permanecerdes em mim e minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes e vos será dado. Nisto meu Pai é glorificado: que deis muito fruto e vos torneis meus discípulos”. João 15,1-8

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, quão divina e maravilhosa é a vossa relação conosco como Pai amoroso que nos quer bem próximos, juntos, ao redor do Senhor – Agricultor, e de Jesus, vosso Filho amado – Mt 17,5, Videira Eterna para nos nutrir, ensinar, proteger, salvar... Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, com toda a Igreja nós vos rogamos: ‘Ó Deus, que amais e restituís a inocência, orientai para vós os nossos corações, para que jamais se afastem da luz da verdade os que tirastes das trevas da descrença. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo’. Amém!

Santa Maria Senhora de Fátima - Portugal,  Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe para que estejamos sintonizados, ligados, conectados em Jesus - 'seiva da nossa força', a fim de estarmos fortalecidos, revigorados nele e sermos frutos de santidade em gestos, palavras e ações para com todos, amando-nos mutuamente, como ele nos ama – Jo 15,12. Amém!

Brasília-DF., 13 de maio de 2020
  Ana Pinto de Miranda Bessa

             À serviço do Senhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário