2.5.20

JOÃO 6,60-69 - PALAVRAS DE VIDA ETERNA : REFLEXÃO DE ANINHA





A Igreja celebra a memória de Santo Atanásio, Bispo e Doutor. Santo Atanásio, bispo de Alexandria no século quarto, foi o grande defensor, contra os arianos, da verdade da plena divindade de Cristo. A sua insistência nesta doutrina central da nossa fé suscitou muita oposição e o levou a ser exilado de sua diocese várias vezes. Segundo a tradição, ele passou um destes tempos de exílio convivendo com Santo Antão, pai dos monges, no deserto do Egito.
Liturgia

Caríssimos, meditando o Evangelho de hoje, João o discípulo amado de Jesus relata o abandono de discípulos - que com os doze apóstolos, seguiam Jesus - por não compreenderem suas palavras sobre a Santíssima Eucaristia... E, quando Jesus pergunta aos doze que ficaram, se também iriam deixá-lo, Pedro – sob a ação do Espírito Santo de Deus, professa sua fé em Jesus, e, com Jesus permanecem...

                                             


'Naquele tempo, muitos dos discípulos de Jesus, que o escutaram, disseram: “Esta palavra é dura. Quem consegue escutá-la?” Sabendo que seus discípulos estavam murmurando por causa disso mesmo, Jesus perguntou: “Isto vos escandaliza? E quando virdes o Filho do Homem subindo para onde estava antes? O Espírito é que dá vida, a carne não adianta nada. As palavras que vos falei são espírito e vida. Mas entre vós há alguns que não creem”. Jesus sabia, desde o início, quem eram os que não tinham fé e quem havia de entregá-lo. E acrescentou: “É por isso que vos disse: ninguém pode vir a mim a não ser que lhe seja concedido pelo Pai”. A partir daquele momento, muitos discípulos voltaram atrás e não andavam mais com ele. Então, Jesus disse aos doze: “Vós também vos quereis ir embora?” Simão Pedro respondeu: “A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna. Nós cremos firmemente e reconhecemos que tu és o Santo de Deus”.' João 6,60-69

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque nos enviastes Jesus vosso Filho amado – Mt 3,16, para nos revelar o vosso amor, a vossa misericórdia e sendo uno com ele – Jo 10,30, Jesus, deu-se por nós como oferta de amor para nos salvar, para que como ele, nós também estejamos convosco – 1Jo 2,24! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, com toda a Igreja nós vos rogamos: ´Deus eterno e todo-poderoso, que nos destes em Santo Atanásio um exímio defensor da divindade de vosso Filho, concedei-nos, por sua doutrina e proteção, crescer continuamente no vosso conhecimento e no vosso amor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo’. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa intercedei ao Pai por nós e  pelos que ‘estão titubeando em sua fé, e concedei-lhes que, apoiados pelo dom do Espírito Santo e pela oração e testemunho da Igreja, cresçam sempre mais em amor e fidelidade ao seguimento de Jesus Cristo’, amém! 


Brasília-DF., 02 de maio de 2020
Ana Pinto de Miranda Bessa 
              À serviço do Senhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário