26.5.20

JOÃO 17,1-11 - A ORAÇÃO DE JESUS : REFLEXÃO DE ANINHA




A Igreja celebra a Memória de São Filipe Neri, Presbítero. Nasceu em Florença, em 1515, mas passou a maior parte da vida em Roma. Após ter vivido como peregrino, foi ordenado Sacerdote aos 36 anos. Fundou a Congregação dos Padres Seculares do Oratório. Uniu à experiência Mística, vivida sobretudo durante a celebração da Missa, grande capacidade de contato humano e popular. Sua vida foi marcada pela originalidade e pela irradiação da santidade, caracterizada pela alegria, fruto da união com Deus, e de seu bom humor.
Liturgia

Caríssimos, ao meditar o Evangelho de hoje, a oração de Jesus ao Pai, além de nos revelar a sua profunda intimidade com Ele, também nos revela o seu amor e o seu cuidado para conosco, que nos enviou seu Filho unigênito ‘para nos dar a inteligência para conhecermos o Deus Verdadeiro. E nós estamos no Verdadeiro, no seu Filho Jesus Cristo. Este é o Deus verdadeiro e a Vida eterna, no Pai glorificado – 1Jo 5,20!
                                             


'Naquele tempo, Jesus ergueu os olhos ao céu e disse: “Pai, chegou a hora. Glorifica o teu Filho, para que o teu Filho te glorifique a ti, e, porque lhe deste poder sobre todo homem, ele dê a vida eterna a todos aqueles que lhe confiaste. Ora, a vida eterna é esta: que eles te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e àquele que tu enviaste, Jesus Cristo. Eu te glorifiquei na terra e levei a termo a obra que me deste para fazer. E agora, Pai, glorifica-me junto de ti, com a glória que eu tinha junto de ti antes que o mundo existisse. Manifestei o teu nome aos homens que tu me deste do meio do mundo. Eram teus, e tu os confiaste a mim, e eles guardaram a tua palavra. Agora eles sabem que tudo quanto me deste vem de ti, pois dei-lhes as palavras que tu me deste, e eles as acolheram, e reconheceram verdadeiramente que eu saí de ti e acreditaram que tu me enviaste. Eu te rogo por eles. Não te rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus. Tudo o que é meu é teu e tudo o que é teu é meu. E eu sou glorificado neles. Já não estou no mundo, mas eles permanecem no mundo, enquanto eu vou para junto de ti”.' João 17,1-11.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, nós acreditamos, confiamos e esperamos em vós e em Jesus Cristo vosso Filho amado e por tanto amor para conosco, nós vos amamos, nós vos louvamos, nós vos bendizemos, nós vos damos graças ó Pai pela vossa imensa glória e infinita misericórdia para com cada um de nós! Graças Pai, porque assim como ‘glorificastes Jesus, nos glorificas também, unindo cada circunstância de nossas vidas ao mistério pascal de Jesus’! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, com toda a Igreja nós vos rogamos: ‘Ó Deus, que não cessais de elevar à glória da santidade os vossos servos fiéis e prudentes, concedei que nos inflame o fogo do Espírito Santo que ardia no coração de São Filipe Neri. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo’. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, discípula dócil e fiel, nosso exemplo, modelo e mestra, rogai a Deus por nós Mãe para que na força do Espírito Santo que procede do Pai, sejamos no mundo: 'focos de luz, de fé, de amor e de graça’, a vivenciar, testemunhar e anunciar a Santa Palavra do Senhor!  Amém!

Brasília-DF., 26 de maio de 2020
   Ana Pinto de Miranda Bessa
              
À serviço do Senhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário