14.5.20

JOÃO 15,9-17 - PERSEVERAR NO AMOR DE CRISTO : REFLEXÃO DE ANINHA






A Igreja celebra a Festa de São Matias Apóstolo. Matias, um dos discípulos do Senhor que o acompanhou desde “o batismo de João até o dia em que foi elevado do meio de nós” – At 1,22, é agregado ao colégio apostólico após a deserção e morte de Judas para ser testemunha da ressurreição de Jesus. Restabeleceu-se assim, entre a Ascensão e Pentecostes, o número dos Doze Apóstolos, que simboliza o novo Israel convocado dentre todos os povos. Segundo o historiador Eusébio de Cesareia, Matias teria sido um dos setenta discípulos do Senhor. Seu nome aparece na segunda relação dos santos do Cânon Romano.
Liturgia

Caríssimos, nosso Deus e Pai nos concede dons e virtudes para que unidos uns aos outros possamos contribuir para o bem de todos... Assim fez Jesus ao constituir seus doze discípulos para ajudá-lo na Missão, e, na iminência de sua Paixão, Morte e Ressurreição, reunido com eles, lhes conforta com palavras de amor, amizade, solidariedade para com todos, exortando-os a vivenciarem os seus mandamentos – tal qual ele fez com Pai; a se amarem uns aos outros, e permanecerem no seu amor, na sua alegria, alegria plena, eterna...
                                          


'Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Como meu Pai me amou, assim também eu vos amei. Permanecei no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu guardei os mandamentos do meu Pai e permaneço no seu amor. E eu vos disse isso para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja plena. Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei. Ninguém tem amor maior do que aquele que dá sua vida pelos amigos. Vós sois meus amigos se fizerdes o que eu vos mando. Já não vos chamo servos, pois o servo não sabe o que faz o seu senhor. Eu vos chamo amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai. Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi e vos designei para irdes e para que produzais fruto, e o vosso fruto permaneça. O que então pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo concederá. Isto é o que vos ordeno: amai-vos uns aos outros”.' João 15,9-17

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso, nós vos amamos, nós vos adoramos; nós acreditamos, confiamos e esperamos em vós e em nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho amado - Mt 17,5! Graças Pai, porque o ensinamento de Jesus, assimilado e vivenciado pelos seus discípulos quanto ao fato da’ escolha de Matias, nos revela que embora tendo sido presidida por Pedro – At 1,15, foram os “irmãos” que apresentaram os candidatos, e em oração, Deus lhes manifestou Matias que o acolheram, cabendo-lhe recompor o grupo dos doze – At 1,21-26. Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, com toda a Igreja nós vos rogamos: ‘Ó Deus, que associastes São Matias ao colégio apostólico, concedei, por sua intercessão, que, fluindo da alegria do vosso amor, mereçamos ser contados entre os eleitos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo’. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós para que sejamos dignos das promessas de Cristo, fixando em nossa mente e em nosso coração o amor do Pai e do Filho por cada um de nós e nesse amor perseveremos... Ajuda-nos Mãe, a amarmo-nos uns aos outros sem preconceito, nem discriminação em gestos, palavras e ações, aonde quer que nós estejamos, amém!

Brasília-DF., 14 de maio de 2020
  Ana Pinto de Miranda Bessa
             À serviço do Senhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário