14.3.17

ADVERTÊNCIA A RESPEITO DOS ESCRIBAS E DOS FARISEUS - MATEUS 23,1-12 - REFLEXÃO DIÁRIA









As principais vias de acesso de uma cidade têm ‘outdoors’ com propagandas comerciais de interesse público e nestes dias o letreiro de um deles diz: “Você leu mesmo sem querer” e é verdade; vemos e lemos faixas, placas e etc., por onde passamos, mesmo sem querer...

Conheço pessoas que estando em um lugar movimentado, como aeroporto por exemplo, ao verem um cantor, ator, atleta famoso, quer uma foto ao seu lado para mostrar aos amigos.... As pessoas que assim procedem o fazem porque os admiram e quando são acolhidas por tais famosos, se sentem felizes...

Mas, como se diz, nem tudo que reluz é ouro; nem tudo que nos parece ser legal - tanto do ponto de vista social ou jurídico, pode ser útil, justo, verdadeiro, fraterno, solidário, como nos adverte Jesus no evangelho de hoje, narrado por Mateus:                                        


'Naquele tempo, Jesus falou às multidões e aos seus discípulos e lhes disse: “Os mestres da Lei e os fariseus têm autoridade para interpretar a Lei de Moisés. Por isso, deveis fazer e observar tudo o que eles dizem. Mas não imiteis suas ações! Pois eles falam e não praticam. Amarram pesados fardos e os colocam nos ombros dos outros, mas eles mesmos não estão dispostos a movê-los, nem sequer com um dedo.

Fazem todas as suas ações só para serem vistos pelos outros. Eles usam faixas largas, com trechos da Escritura, na testa e nos braços, e põem na roupa longas franjas.

Gostam de lugar de honra nos banquetes e dos primeiros lugares nas sinagogas. Gostam de ser cumprimentados nas praças públicas e de serem chamados de Mestre. Quanto a vós, nunca vos deixeis chamar de Mestre, pois um só é vosso Mestre e todos vós sois irmãos. Na terra, não chameis a ninguém de pai, pois um só é vosso Pai, aquele que está nos céus. Não deixeis que vos chamem de guias, pois um só é vosso Guia, Cristo. Pelo contrário, o maior dentre vós deve ser aquele que vos serve. Quem se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado”.' Mateus 23,1-12.

Caríssimos, como cristãos, as pessoas que amamos, admiramos e respeitamos, e que muitas vezes aspiramos assemelharmo-nos a elas, têm o nosso profundo e sincero reconhecimento ... 


A vida das pessoas que professa a sua fé, esperança e caridade em Deus, se assemelha à divina porque tem seu agir no ensinamento de Cristo e tem sido motivo de muitas das minhas reflexões ... E nossos pais e orientadores, fazem parte deste conjunto hierárquico como colaboradores: ‘são cooperadores do amor de Deus criador e como que seus intérpretes’. Sabemos que Deus é Deus, nosso Pai Criador – Gn 1-3! Jesus é seu Filho amado a quem devemos ouvir – Mc 9,7; nosso Mestre, nosso Senhor e Salvador, nosso Bom Pastor que nos ensina, educa, guia no caminho, na verdade e na Vida  rumo ao Pai - – Jo 10,11;14,6!

Pai Santo, Deus Eterno e todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai, porque embora no nosso cotidiano, admiremos e respeitemos pessoas constituídas em dignidade, é na atitude coerente e na ação dos humildes e dos simples de coração para servir a todos indistintamente, que têm o vosso reconhecimento e é assim que devemos ser! E vos pedimos, ó Pai, ajuda-nos Senhor na força de vosso Espírito Santo, a sermos verdadeiros, coerentes e simples, de coração generoso e bom para 'ir ao encontro dos que precisam de nós'  e os servir, porque para sermos maiores entre os nossos irmãos, devemos nos colocar a serviço de todos, amém!


Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe e às nossas famílias a sermos testemunhas fiéis de Cristo aos nossos filhos, disponibilizando-nos para o serviço aos irmãos e à sua Igreja, amém!

            Brasília-DF., 14 de março de 2017

                       Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário