6.3.17

O JULGAMENTO DAS NAÇÕES - MATEUS 25,31-46 - REFLEXÃO DIÁRIA







A Igreja nos exorta neste tempo quaresmal a nos convertermos ao Senhor e a acreditarmos em seu Evangelho!


Quando medito a história da nossa salvação tenho arraigado em minha mente a ‘veemência dos oráculos antigos’, dentre outros,  a profecia de Natã à Davi sobre o Messias – 2 Sm 7; Isaías, o Emanuel ‘Deus conosco’ – Is 7,14; Jr 23,5; e 
a Paixão de nosso Senhor Jesus Cristo, Servo – Is 42.49.50.52 que Jesus cita Isaías 53,12, quanto ao cumprimento do que está escrito, em Lc 22,37; e tudo se cumpriu, conforme Mt 26s; Mc 14s; Jo 18s!

Caríssimos, se as profecias se cumpriram quanto a Jesus, a Palavra de Jesus no ‘ultimo julgamento’, o juízo final também se cumprirá, porque são palavras de vida eterna – Jo 6,68! 


 Acolhamos a Palavra que nos salva narrada por Mateus, pedindo ao Senhor que nos ajude a fazermos a sua vontade, reconhecendo nos pobres, pequenos, marginalizados, nossos irmãos:
                                 


'Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Quando o Filho do Homem vier em sua glória, acompanhado de todos os anjos, então se assentará em seu trono glorioso. Todos os povos da terra serão reunidos diante dele, e ele separará uns dos outros, assim como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. E colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda. Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Vinde benditos de meu Pai! Recebei como herança o Reino que meu Pai vos preparou desde a criação do mundo! Pois eu estava com fome e me destes de comer; eu estava com sede e me destes de beber; eu era estrangeiro e me recebestes em casa; eu estava nu e me vestistes; eu estava doente e cuidastes de mim; eu estava na prisão e fostes me visitar’. Então os justos lhe perguntarão: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? Com sede e te demos de beber? Quando foi que te vimos como estrangeiro e te recebemos em casa, e sem roupa e te vestimos? Quando foi que te vimos doente ou preso, e fomos te visitar?’ Então o Rei lhes responderá: ‘Em verdade eu vos digo, que todas as vezes que fizestes isso a um dos menores de meus irmãos, foi a mim que o fizestes!’ Depois o Rei dirá aos que estiverem à sua esquerda: ‘Afastai-vos de mim, malditos! Ide para o fogo eterno, preparado para o diabo e para os seus anjos. Pois eu estava com fome e não me destes de comer; eu estava com sede e não me destes de beber; eu era estrangeiro e não me recebestes em casa; eu estava nu e não me vestistes; eu estava doente e na prisão e não fostes me visitar’. E responderão também eles: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome, ou com sede, como estrangeiro, ou nu, doente ou preso, e não te servimos?’ Então o Rei lhes responderá: ‘Em verdade eu vos digo, todas as vezes que não fizestes isso a um desses pequeninos, foi a mim que não o fizestes!’ Portanto, estes irão para o castigo eterno, enquanto os justos irão para a vida eterna”.' Mateus 25,31-46.

Diz-nos a Igreja do Senhor que ‘O Reino pertence aos pobres e aos pequenos, isto é, aos que o acolheram com um coração humilde. Jesus é enviado para “evangelizar os pobres” – Lc 4,18; 7,22. Declara-os bem-aventurados pois “o Reino dos Céus é deles” – Mt 5,3; foi aos “pequenos” que o Pai se dignou revelar o que permanece escondido aos sábios e aos entendidos – Mt 11,25. Jesus compartilha a vida dos pobres, desde o estábulo até a cruz; conhece a fome - Mc 2,23-26; Mt 21,18, a sede – Jo 4,6-7; 19,28 e a indigência – Lc 9,58. Mais ainda: identifica-se com os pobres de todos os tipos e faz do amor ativo para com eles a condição para se entrar no seu Reino – Mt 25,31-46.’ – CIC 544.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, vinde em nosso auxílio ó Pai e na força de vosso Espírito Santo, ajuda-nos Senhor a sermos santos como o Senhor é Santo, amando o nosso próximo como a nós mesmos – Lv 19,1-2.11-18. Pai Santo, ajuda-nos Senhor e às lideranças políticas, empresariais e pessoas de boa vontade nesta 'casa comum' a sermos solidários, fraternos e misericordiosos ativos para com os nossos irmãos, apoiando-os e ajudando-os em suas necessidades, angústias e aflições! Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a vivermos a Palavra de Deus, anunciando-a e testemunhando-a em gestos, palavras e ações, segundo a misericórdia de nosso Deus e Pai para conosco, amém!

Brasília-DF., 06 de março de 2017
       Ana Miranda Bessa


Nenhum comentário:

Postar um comentário