Quando vivemos em comunidade onde professamos a mesma fé, a vida fica mais leve porque podemos compartilhar uns com os outros a nossa necessidade e conhecendo a necessidade do outro, unimos as forças para ajudarmo-nos mutuamente ...
Compartilhar com os amigos e irmãos é também um jeito de prepara-los para uma boa ou má notícia...
Jesus sabia o que Ele iria passar, o comunica aos seus discípulos e os exorta a servir com misericórdia, conforme nos narra Mateus no evangelho de hoje:
'Naquele tempo, enquanto Jesus subia para Jerusalém, ele tomou os doze discípulos à parte e, durante a caminhada, disse-lhes: “Eis que estamos subindo para Jerusalém, e o Filho do Homem será entregue aos sumos sacerdotes e aos mestres da Lei. Eles o condenarão à morte, e o entregarão aos pagãos para zombarem dele, para flagelá-lo e crucificá-lo. Mas no terceiro dia ressuscitará”.
A mãe dos filhos de Zebedeu aproximou-se de Jesus com seus filhos e ajoelhou-se com a intenção de fazer um pedido. Jesus perguntou: “Que queres? ” Ela respondeu: “Manda que estes meus dois filhos se sentem, no teu Reino, um à tua direita e outro à tua esquerda”. Jesus, então, respondeu-lhe: “Não sabeis o que estais pedindo. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber? ” Eles responderam: “Podemos”. Então Jesus lhes disse: “De fato, vós bebereis do meu cálice, mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. Meu Pai é quem dará esses lugares àqueles para os quais ele os preparou”. Quando os outros dez discípulos ouviram isso, ficaram irritados contra os dois irmãos. Jesus, porém, chamou-os e disse: “Vós sabeis que os chefes das nações têm poder sobre elas e os grandes as oprimem. Entre vós não deverá ser assim. Quem quiser tornar-se grande, torne-se vosso servidor; quem quiser ser o primeiro, seja vosso servo. Pois, o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate em favor de muitos”.' Mateus 20,17-28.
Todos nós gostamos do conforto que nos traz segurança e quando existe a iminência de perdermos esse conforto, nosso coração se enche de ansiedade, de tristeza, angústia, medo, insegurança, e penso, assim aconteceu com a mãe dos filhos de Zebedeu...
Nós que somos pais, aspiramos o melhor para os nossos filhos e em uma situação instável, a nossa prioridade é para com eles ao querermos a solução que os beneficie, o mais rápido possível.
Jesus todos os dias quer nos fortalecer para enfrentarmos as situações adversas e difíceis que por ventura estejamos passando e se coloca à nossa disposição para que o acolhamos na Santa Eucaristia – Lc 22,19-20, porque ele está conosco todos os dias - Mt 28,20 e já preparou-nos um lugar – Jo 14,2.
Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, nós vos amamos, nós vos adoramos, nós vos bendizemos, nós vos glorificamos porque nos amas com amor eterno – Sl 136, e como Pai compassivo e misericordioso que sois, nos quer a todos muito próximos de vós que enviou-nos vosso próprio Filho – Jo 3,16, para nos reconciliar convosco – 2 Cor 5,17-19, graças Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!
Pai Amado, todos os dons que temos nos são dados por vós e pela graça do vosso amor o Senhor nos concedes multiplica-los.... Ajuda-nos Pai, na força de vosso Espírito Santo a estarmos disponíveis e a nos colocarmos a serviço dos irmãos e da vossa Igreja, amém!
Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe para que a nossa grandeza seja a nossa humildade e simplicidade em acolher e servir a todos, indistintamente! Amém!
Brasília-DF., 15 de março de 2017
Ana Miranda Bessa
Nenhum comentário:
Postar um comentário