1.3.17

FAZER AS BOAS OBRAS EM SEGREDO - MATEUS 6,1-6.16-18 - REFLEXÃO DIÁRIA







Neste tempo quaresmal, a Igreja está reunida para iniciar nossa caminhada rumo à Páscoa. Durante a Quaresma, procuremos trilhar o caminho da conversão proposto pelo evangelho e pela Campanha da Fraternidade. Neste ano, a campanha mobiliza a consciência da sociedade e nosso agir cristão com o tema “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” e o lema “Cultivar e guardar a criação”.
Liturgia

Em Brasília-DF., o Plano Piloto é composto dentre outros, por Entre Quadras Norte e Sul de 1 a 16, respectivamente, representadas pelas letras EQN, EQS; entre estas, as atividades Comerciais: EQC, e entre elas, regra geral, encontramos homens, mulheres e crianças de rua...

Há um tempo, Frei Roberto do Santuário Franciscano contou-nos sua experiência, que tocou o meu coração: ele foi visitar essas pessoas e se sentiu muito recompensado, sugerindo-nos que assim o fizéssemos...

Combinei com meu esposo, separamos uma quantia de dinheiro que já tínhamos previsto para doação e colocamos em envelopes, acompanhada de folhetos com imagens sacras e orações .... Levamos também pães de queijo...

Apresentamo-nos a cada grupo de pessoas que encontramos; comemos com elas, falamos de Jesus e rezamos o Pai-nosso de mãos dadas; escutamos suas breves histórias e ao despedirmos deixávamos o envelope com a mulher mais idosa, para uma ajuda mais premente...

Realmente, foi uma benção e uma experiência muito gratificante poder ver no rosto daquelas pessoas tão carentes, mas conformadas, a face de Cristo e poder dar-lhes um minuto do nosso tempo, sem esperar delas nenhum retorno concreto.... No entanto, 
 diz-nos Jesus, que nosso Deus e Pai que tudo vê, nos dará a recompensa, conforme a  narrativa de  Mateus no Evangelho de hoje:

'Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens, só para serdes vistos por eles. Caso contrário, não recebereis a recompensa do vosso Pai que está nos céus.
                                                              



Por isso, quando deres esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. Ao contrário, quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita, de modo que a tua esmola fique oculta. E o teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa.

Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de rezar de pé, nas sinagogas e nas esquinas das praças, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. Ao contrário, quando orares, entra no teu quarto, fecha a porta, e reza ao teu Pai que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa.

Quando jejuardes, não fiqueis com o rosto triste como os hipócritas. Eles desfiguram o rosto, para que os homens vejam que estão jejuando. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, para que os homens não vejam que tu estás jejuando, mas somente teu Pai, que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa”.' Mateus 6,1-6.16-18.

Caríssimos, ‘Jesus Cristo sempre fez o que era do agrado do Pai – Jo 8,29. Sempre viveu em perfeita comunhão com ele. Também os discípulos são convidados a viver sob o olhar do Pai “que vê o que está oculto” – Mt 6,6, para se tornarem “perfeitos como o vosso Pai Celeste é perfeito” – Mt 5,48. ’ CIC 1693.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, ajuda-nos Pai na força do vosso Espírito Santo, para que estejamos sempre em comunhão convosco a vivermos sob o vosso olhar clemente e misericordioso! Ajuda-nos Pai, para que nos convertamos, creiamos no Evangelho do Senhor e pela vossa graça, sejamos perfeitos! Pai Amado, dai-nos sabedoria e entendimento para que ouçamos os ensinamentos que nos são propostos por Jesus, abrindo as nossas mentes e os nossos corações: para a prática do jejum como disciplina e equilíbrio para o nosso corpo; para a   vida de oração em intimidade convosco; para a caridade em gestos, palavras e ações, colocando nossos dons e bens a serviço dos mais necessitados, amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus e ajuda-nos Mãe a praticarmos as obras de misericórdia para com os irmãos, amém!

Brasília-DF., 1º de março de 2017

           Ana Miranda Bessa







Nenhum comentário:

Postar um comentário