29.3.17

DISCURSO SOBRE A OBRA DO FILHO - JOÃO 5,17-30 - REFLEXÃO DIÁRIA






Deus é amor - 1 Jo 4,16! Jesus Cristo, Filho Unigênito de Deus é consubstancial ao Pai e sendo um com o Pai, é amor! O Espírito Santo, Senhor que dá a vida é amor que procede do Pai e do Filho e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado! Creio! Assim é a Trindade: puro amor e fonte de amor! Assim deveríamos ser, porque Deus nos criou à sua imagem para que vivêssemos o amor – Gn 1,27.2.3.

O temor a Deus, não significa medo de Deus, como muitos irmãos criticam a que os pais não ensinem seus filhos a terem temor de Deus – no sentido de terem medo, porque alegam aqueles, que isto os afastam de Deus... Mas, o temor a Deus no sentido cristão, divino, refere-se ao ‘sentimento de reverência ou de respeito a Deus em especial’ e que se estende aos nossos pais, que nos amam e querem o melhor para nós!

Caríssimos, amamos os nossos pais e os respeitamos - porque eles nos ensinam o caminhar nesta vida; este é o temor que vivenciamos como humanos, tal qual deve ser o nosso temor a Deus; amando-o, respeitando-o e fazendo a sua vontade em todas as circunstâncias de nossas vidas como Jesus fez, conforme nos narra João no evangelho de hoje:

'Naquele tempo, Jesus respondeu aos judeus: “Meu Pai trabalha sempre, portanto também eu trabalho”. Então, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque, além de violar o sábado, chamava Deus o seu Pai, fazendo-se, assim, igual a Deus.

Tomando a palavra, Jesus disse aos judeus: “Em verdade, em verdade vos digo, o Filho não pode fazer nada por si mesmo; ele faz apenas o que vê o Pai fazer. O que o Pai faz, o Filho o faz também. O Pai ama o Filho e lhe mostra tudo o que ele mesmo faz. E lhe mostrará obras maiores ainda, de modo que ficareis admirados.

                                            


Assim como o Pai ressuscita os mortos e lhes dá a vida, o Filho também dá a vida a quem ele quer. De fato, o Pai não julga ninguém, mas ele deu ao Filho o poder de julgar, para que todos honrem o Filho, assim como honram o Pai. Quem não honra o Filho, também não honra o Pai que o enviou.

Em verdade, em verdade vos digo, quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, possui a vida eterna. Não será condenado, pois já passou da morte para a vida. Em verdade, em verdade, eu vos digo: está chegando a hora, e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus e os que a ouvirem viverão.

Porque, assim como o Pai possui a vida em si mesmo, do mesmo modo concedeu ao Filho possuir a vida em si mesmo. Além disso, deu-lhe o poder de julgar, pois ele é o Filho do Homem. Não fiqueis admirados com isso, porque vai chegar a hora em que todos os que estão nos túmulos ouvirão a voz do Filho e sairão: aqueles que fizeram o bem, ressuscitarão para a vida; e aqueles que praticaram o mal, para a condenação.

Eu não posso fazer nada por mim mesmo. Eu julgo conforme o que escuto, e meu julgamento é justo, porque não procuro fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.' João 5,17-30.

Amados irmãos, a intimidade de Jesus com o Pai, é um testemunho do amor infinito, grandioso, do Pai para com o Filho, do Filho para com o Pai e de como devemos nos relacionar com o Pai, com o próprio Jesus e com os nossos pais, pois nosso Deus e Pai, nos diz: “Acaso pode a mulher esquecer-se do filho pequeno, a ponto de não ter pena do fruto de seu ventre? Se ela se esquecer, eu, porém, não me esquecerei de ti” - Is 49,15! E, o Senhor está no meio de nós pelos séculos sem fim – Mt 28,20! Amém! Ó, Glória!

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque nos amas com amor eterno e enviou-nos Jesus Cristo que em tudo fez a vossa vontade, para nos resgatar – Sl 136; Is 54,8; Jr 31,3. Jo 3,16. Hb 9,15; Gl 4,1-7, graças Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, na força de vosso Espírito Santo, dá-nos sabedoria e entendimento, abrindo as nossas mentes, os nossos olhos, ouvidos e corações, para percebermos que Jesus Cristo está no meio de nós a ‘revelar-nos o vosso amor de Pai pela humanidade, transmitindo-lhe vida divina’. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a estarmos atentos ao chamado do Senhor e fazermos a vontade do Pai, amém!

Brasília-DF., 29 de março de 2017
        Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário