Um médico muito competente e com uma grande clientela, pai de muitos filhos, hoje, aposentado, disse-nos certa vez que observando os filhos dos seus clientes e os colegas de seus filhos, pode constatar que havia dentre eles, dois grupos de jovens distintos: um que fora como os filhos dele, educados de forma semelhante à disciplina cristã, e o outro, que enveredou pelos padrões mundanos...
Os jovens do primeiro grupo, tornaram-se responsáveis, formaram-se profissionais altamente qualificados; constituíram famílias, multiplicaram-se.…; não acontecendo o mesmo com o segundo grupo.
Jesus nos exorta para que sejamos salvos, mostrando-nos o caminho, que é o de renunciarmos ao que o mundo nos oferece; assumir a nossa própria cruz - reconhecendo-nos pecadores, reconhecendo que foi pela cruz que Ele nos trouxe a salvação e é através dela, que poderemos operar em nós uma mudança profunda de vida, como nos narra Lucas no Evangelho de hoje:
'Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “O Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, deve ser morto e ressuscitar no terceiro dia”.
Depois Jesus disse a todos: “Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará.
Com efeito, de que adianta a um homem ganhar o mundo inteiro, se se perde e se destrói a si mesmo? ”' Lucas 9,22-25.
Diz-nos a Igreja que ‘A conversão se realiza na vida cotidiana através de gestos de reconciliação, do cuidado dos pobres, do exercício e da defesa da justiça e do direito – Am 5,24; Is 1,17, pela confissão das faltas aos irmãos, pela correção fraterna, pela revisão de vida, pelo exame de consciência, pela direção espiritual, pela aceitação dos sofrimentos, pela firmeza na perseguição por causa da justiça. Tomar a sua cruz, cada dia, e seguir a Jesus é o caminho mais seguro da penitência – Lc 9,23.' CIC 1435.
Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque vigias o caminho dos eleitos – Sl 1! Graças Pai, porque na força de vosso Espírito Santo e alicerçados na fé e nos exemplos de nossos pais, perseveramos e queremos estar caminhando com Jesus vosso amado Filho, nosso Senhor e Salvador, mesmo que encontremos ‘oposições e perseguições’ no dia a dia de nossa caminhada! Graças, Pai!
Santa Maria, mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe 'a renunciar a tudo o que não favorece a vida e abraçar com confiança a cruz do dia a dia ', para que sejamos dignos e merecedores das promessas de Cristo, amém!
Brasília-DF., 02 de março de 2017
Ana Miranda Bessa
Nenhum comentário:
Postar um comentário