20.3.17

JOSÉ ASSUME A PATERNIDADE LEGAL DE JESUS - MATEUS 1,16.18-21.24 - REFLEXÃO DIÁRIA






A Igreja do Senhor celebra a Solenidade de São José esposo de Maria e Padroeiro da Igreja. José – Palestina, séc.1º assumiu a missão de acompanhar e proteger sua esposa, Maria, e o Filho de Deus, Jesus, do qual era pai adotivo. Foi homem justo e fiel que Deus pôs como guarda de sua casa. É o padroeiro da Igreja e o protetor de todas as famílias.
Liturgia.

Caríssimos, o mistério divino que envolve a nossa vida desperta em mim impressões correlatas, paralelas ao nosso cotidiano...

Somos filhos e muitos de nós, seremos pais e assim caminha a humanidade... Mas o divino em nós nos faz sentir eternos! As escrituras nos comprovam esta aspiração da alma... Pois Deus amou-nos tanto que nos enviou seu Filho Unigênito – Jo 3,16, escolhendo e capacitando Maria e José para o acolherem em um seio familiar...

E à José, sem ainda compreender os fatos, o Senhor lhe envia um anjo para em sonho comunicar-lhe o seu plano de salvação para o seu povo; José obedece e aceita a missão que Deus lhe havia mandado realizar, como nos narra Mateus no evangelho de hoje:

'Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo. A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo. José, seu marido, era justo e, não querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria, em segredo. Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho, e lhe disse: "José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados". Quando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor havia mandado.' Mateus 1,16.18-21.24.

                                                             


Em casa temos uma grande e bela tela antiga, pintada a óleo, originária do Peru, da cidade de Cuzco, denominada cusquenho, simbolizando a Sagrada Família de Nazaré que aqui reproduzo para enaltecê-la como a imagem da família de Deus, pautada na obediência, no trabalho e na oração! Está em frente ao nosso altar, na sala de visitas, e serve de inspiração para as nossas orações matinais! Nela estão, vistos pela janela, nosso Deus e Pai e o Espírito Santo como a cuidar da Família Sagrada; São José no seu ofício de carpinteiro sendo ajudado por Anjos; Maria, graciosamente fiando tendo o Menino Jesus ao seu lado e a olhar para o alto, a olhar para o Pai!

Este quadro me faz vislumbrar todas as famílias que cooperam com o plano de nosso Deus e Pai para um mundo melhor, porque em Jesus Cristo, eis que se fizeram novas todas as coisas – 2 Cor 5,17-19! Eu creio, confio e espero que nosso Deus e Pai – graças à Maria e José, inaugurou em Cristo Jesus um novo começo para o seu povo, com um novo fim também divino e eterno, a Jerusalém Celeste – Ap 21.

Sagrada Família de Nazaré, Jesus, Maria e José, rogai a Deus por nós e abençoai as nossas famílias para que sejamos obedientes e fiéis cooperadoras a testemunharmos a ação e a presença de Deus em nossas vidas e assim contribuirmos para um mundo mais fraterno e solidário, de justiça e de paz! Amém!

‘Valei-nos São José, a nossa família vossa é! ’

           Brasília-DF., 20 de março de 2017
                     Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário