11.3.17

AMOR AOS INIMIGOS - MATEUS 5,43-48 - REFLEXÃO DIÁRIA








Saímos de uma raiz única; criados por Deus, e que se multiplicou; e a diversidade de raças existente no mundo nos faz pessoas semelhantes na forma e na estrutura extrínsecas, mas indivíduos divergentes com peculiaridades intrínsecas distintas como um caleidoscópio...

Muitos de nós podemos copiar ou identificar-nos com uma pessoa, um ídolo, ou seguir uma tendência como modo de ser ou de se comportar no meio em que vivemos...

Nosso Deus e Pai, deixou-nos preceitos, decretos, leis, para guarda-los e observa-los com todo o nosso coração e com toda a nossa alma – Dt 26,16-19, para que vivêssemos esta diversidade na unidade, em comunidades, amando-nos e respeitando-nos mutuamente... Mas a Lei do Amor ainda não está completa e Jesus veio para nos direcionar para ela, 'até que alcancemos todos nós a unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, o estado de Homem Perfeito, a medida da estatura da plenitude de Cristo' - Ef 4,13, para que todos sejamos perfeitos tal qual o nosso Criador, como nos narra Mateus no evangelho de hoje:

'Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Vós ouvistes o que foi dito: ‘Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo! ’ Eu, porém, vos digo: Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem!

Assim, vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus, porque ele faz nascer o sol sobre maus e bons, e faz cair a chuva sobre os justos e injustos. Porque, se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Os cobradores de impostos não fazem a mesma coisa?
                                       


E se saudais somente os vossos irmãos, o que fazeis de extraordinário? Os pagãos não fazem a mesma coisa? Portanto, sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito”. ’ Mateus 5,43-48.

A liturgia nos exorta a que ‘a perfeição cristã não consiste em ser melhores que os outros, mas em nos aproximarmos da santidade de Deus. Conseguimos isso com a vivência autêntica do amor, extensivo também aos inimigos. ’ Comparo a proximidade da vivência da santidade com Deus, dentre outros, como o sol que tomamos diariamente e que nos fornece a vitamina D para os nossos corpos, fonte de bem-estar, de bom humor, ou como a luz de Deus que resplandecia no rosto de Moisés quando descia da montanha – Ex 34,29s.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, é necessário sermos perfeitos para fazermos parte do vosso reino de amor, ajuda-nos Senhor para vivermos pelo Espírito e pelo Espírito pautemos também a nossa conduta - Gl 5,13s, perdoando-nos mutuamente, como o Senhor nos perdoou em Cristo Jesus – Ef 4,32. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a sermos misericordiosos para amar a todos indistintamente e sermos agradáveis ao Senhor nosso Deus e Pai! Amém!

Brasília-DF., 11 de março de 2017

        Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário