4.3.17
VOCAÇÃO DE LEVI - LUCAS 5,27-32 - REFLEXÃO DIÁRIA
Caríssimos, amemos a Palavra de Deus que em Jesus Cristo nos consola, nos edifica, nos enche de fé, de esperança e de paz, porque nos faz compreender a vontade dele em nossa vida e na vida dos nossos queridos, pois como nos diz São Paulo após a sua conversão: ‘Se alguém está em Cristo, é nova criatura. Passaram-se as coisas antigas; eis que se fez realidade nova – 2Cor 5,17; Ap 21,1-7!
Jesus, nosso Senhor e Salvador é a realidade nova que o próprio Deus enviou para nos salvar e nos reconciliar com Ele – Jo 3,16; 2 Cor 5,18; Jesus é a realidade nova que o próprio Pai declarou como sendo seu Filho Amado quando do seu Batismo por João Batista nas águas do Rio Jordão - Mt 3,16-17; Jesus é a realidade nova quando na sua Transfiguração no Monte Tabor nosso Deus e Pai nos pede para ‘Ouvi-Lo’ – Mc 9,2-8; Lc 9,28-36! Mas, muitos ainda, não entenderam e ainda não entendem, essa nova realidade: Jesus, presente de Deus para nós!
Mente e coração alegres, abertos e receptivos – como pecadores que somos e necessitados da graça e do perdão do Pai, acolhamos a Palavra que nos salva, narrada por Lucas:
'Naquele tempo, Jesus viu um cobrador de impostos, chamado Levi, sentado na coletoria. Jesus lhe disse: “Segue-me”. Levi deixou tudo, levantou-se e o seguiu.
Depois, Levi preparou em casa um grande banquete para Jesus. Estava aí grande número de cobradores de impostos e outras pessoas sentadas à mesa com eles. Os fariseus e seus mestres da Lei murmuravam e diziam aos discípulos de Jesus: “Por que vós comeis e bebeis com os cobradores de impostos e com os pecadores? ”
Jesus respondeu: “Os que são sadios não precisam de médico, mas sim os que estão doentes. Eu não vim chamar os justos, mas sim os pecadores para a conversão”. Lucas 5,27-32.
Diz-nos a Igreja do Senhor que ‘Jesus escandalizou os fariseus ao comer com os publicanos e os pecadores - Lc 5,30 com a mesma familiaridade de quando comia com eles – Lc 7,36; 11,37;14,1. Contra os que, dentre os fariseus, estavam “convencidos de serem justos e desprezavam os outros” – Lc 18,9; Jo 7,49; 9,34, Jesus afirmou: “Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento” – Lc 5,32. Foi mais longe ao proclamar diante dos fariseus que, sendo o pecado universal – Jo 8,33-36, os que pretendem não necessitar de salvação estão cegos para a sua própria cegueira – Jo 9,40-41. ’ – CIC 588.
Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, nós vos amamos, nós vos adoramos, nós vos bendizemos e vos glorificamos porque nos amas com amor eterno - Sl 136! Graças Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!
Pai Amado, ajuda-nos Senhor na unção e na força de vosso Espírito Santo a abrirmos os nossos olhos para ver e contemplar as maravilhas que fazes aos que creem, confiam e esperam em vós! Abre os nossos ouvidos, ó Pai, para escutar a vossa Palavra e discernir a vossa vontade em nossas vidas! Abre a nossa mente e o nosso coração para humildemente ‘imitarmos Jesus na busca e acolhimento de pobres e pecadores’, amém!
Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a quando escutarmos o convite de Jesus chamando-nos para segui-Lo, como Levi, o atendamos prontamente, ‘alegrando-nos por sermos seus convivas’. Amém!
Brasília-DF., 04 de março de 2017
Ana Miranda Bessa
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário