13.3.17

O PERDÃO E A GENEROSIDADE - LUCAS 6,36-38 - REFLEXÃO DIÁRIA







O melhor conhecimento que está ao nosso alcance obter quanto ao comportamento humano está no seio da nossa própria família, quando nós irmãos – filhos do mesmo pai e da mesma mãe, agimos de forma diferente ...  Se acreditamos, confiamos e esperamos em Deus deveremos ser misericordiosos com os nossos mais próximos,
 pois é através de nossas famílias que preliminarmente, aprenderemos a exercer a misericórdia... E esta vivência fraterna e solidária, poderemos estender às demais pessoas, em todas as circunstâncias de nossas vidas...

A personalidade revela o nosso modo de comportar-se bem ou mal, segundo os princípios cristãos .... Como filhos amados de nosso Deus e Pai, poderemos moldar o nosso temperamento desagregador – ressalvado causas patológicas -, através da espiritualidade e da intimidade com o Senhor, reconhecendo-nos pecadores e clamando a sua misericórdia ...  E  só o fato de querermos mudar, Deus já nos ajuda e vem em nosso auxílio!

Como participantes ativos convivendo com pessoas que estejam passando por dificuldades ou tribulações, devemos, dentro das nossas possibilidades ajuda-las indistintamente como o bom samaritano – Lc 10,29-37.

Também, como expectadores participativos quando passamos pela triste experiência com pessoas do nosso relacionamento que aparentavam serem nossas amigas, mas que na realidade da convivência revelaram-se  falsas, hipócritas, egoístas que nos mentiram, ofenderam, traíram, roubaram ..., Jesus nos ensina a pautarmos à nossa maneira de agir para com elas, segundo nos narra Lucas no Evangelho de hoje:

                                                

'Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Sede misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso. Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai, e sereis perdoados. Dai e vos será dado. Uma boa medida, calcada, sacudida, transbordante será colocada no vosso colo; porque com a mesma medida com que medirdes os outros, vós também sereis medidos”.' Lucas 6,36-38.

Sermos misericordiosos, perdoando-nos mutuamente, é uma forma de nos assemelharmos ao Senhor nosso Deus e Pai – Lc 6,36; em Jesus que se doou, derramando o seu sangue para a remissão dos nossos pecados – Mt 26,28; espelhemo-nos no seu exemplo, que continua até o fim a exercer o ministério do perdão, quando na Cruz, perdoa os seus algozes, e acolhe o bom ladrão - Lc 23,34.39-43.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, nós vos amamos, nós vos adoramos, nós vos bendizemos e vos damos graças Senhor por vossa imensa glória! Abençoa-nos Senhor, com a vossa luz e graça!  Pai, somos vossos e queremos fazer a vossa vontade! Ajuda-nos Pai na unção de vosso Espírito Santo a sermos fortes e perseverantes na vossa palavra e reconhecendo-nos pecadores, perdoa-nos Pai os nossos pecados e perdoados pela vossa imensa misericórdia - Sl 103,12, nos direcione Pai, a também perdoarmos a quem nos tenha ofendido, amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a ‘vivermos o amor e o perdão, para que não julguemos nem sejamos injustamente julgados, tratando a todos com misericórdia, bondade’ e generosidade, amém!

Brasília-DF., 13 de março de 2017 
          Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário