28.3.17

O ENFERMO DE BETESDA - JOÃO 5,1-16 - REFLEXÃO DIÁRIA




Já passei pela experiência de estar em um lugar com várias pessoas e me sentir invisível, ou, não ser vista por pessoas que deveriam me acolher, mas que não me veem, como em uma loja de brinquedos por exemplo ou até mesmo em uma reunião festiva e etc.

O enfermo do evangelho de hoje, encontrava-se com outros doentes, aguardando uma oportunidade para ser curado... E dentre tantos outros doentes, Jesus o vê e vai ao seu encontro! Jesus respeita os nossos sentimentos e misericordioso como é, dialoga com ele e lhe pergunta se ele quer ficar curado ...O homem não responde de imediato, mas a sua justificativa revela o seu desejo em querer ser curado e Jesus cura-o, como nos relata João:

'Houve uma festa dos judeus, e Jesus foi a Jerusalém. Existe em Jerusalém, perto da porta das Ovelhas, uma piscina com cinco pórticos, chamada Betesda em hebraico. Muitos doentes ficavam ali deitados — cegos, coxos e paralíticos.

De fato, um anjo descia, de vez em quando, e movimentava a água da piscina, e o primeiro doente que aí entrasse, depois do borbulhar da água, ficava curado de qualquer doença que tivesse. Aí se encontrava um homem, que estava doente havia trinta e oito anos.
                                             


Jesus viu o homem deitado e sabendo que estava doente há tanto tempo, disse-lhe: “Queres ficar curado? ” O doente respondeu: “Senhor, não tenho ninguém que me leve à piscina, quando a água é agitada. Quando estou chegando, outro entra na minha frente”. Jesus disse: “Levanta-te, pega tua cama e anda”. No mesmo instante, o homem ficou curado, pegou sua cama e começou a andar.

Ora, esse dia era um sábado. Por isso, os judeus disseram ao homem que tinha sido curado: “É sábado! Não te é permitido carregar tua cama”. Ele respondeu-lhes: “Aquele que me curou disse: ‘Pega tua cama e anda’”. Então lhe perguntaram: “Quem é que te disse: ‘Pega tua cama e anda’? ” O homem que tinha sido curado não sabia quem fora, pois Jesus se tinha afastado da multidão que se encontrava naquele lugar. 
”. Então lhe perguntaram: “Quem é que te disse: ‘Pega tua cama e anda’? ” O homem que tinha sido curado não sabia quem fora, pois Jesus se tinha afastado da multidão que se encontrava naquele lugar. Mais tarde, Jesus encontrou o homem no templo e lhe disse: “Eis que estás curado. Não voltes a pecar, para que não te aconteça coisa pior”. Então o homem saiu e contou aos judeus que tinha sido Jesus quem o havia curado. Por isso, os judeus começaram a perseguir Jesus, porque fazia tais coisas em dia de sábado. 'João 5,1-16.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai, porque Jesus nos vê integralmente, ‘sabe o tamanho da nossa dor’, das nossas angústias e sofrimentos e vem ao nosso encontro como foi ao encontro deste paralítico que sofria há 38 anos, mas que manteve a esperança de ser curado e perseverou em busca de sua cura e ela aconteceu - Lc 11,9-13! Graças Pai, pela vossa presença misericordiosa em Jesus Cristo que se faz presente no meio de nós – Mt 28,20 e a quem podemos recorrer  em nossas  necessidades 
sem nenhum condicionamento, em todas as horas e em todos os dias de nossas vidas, graças Pai!

Jesus Amado, Jesus querido, perdoa-nos Senhor pelas vezes que mesmo vendo, ignoramos a presença ou a dor dos irmãos e nada fizemos para ajuda-los: perdão, Senhor, misericórdia ! Ajuda-nos Senhor Jesus, na força de vosso Espírito Santo a que estejamos atentos e percebendo o sofrimento daqueles, nos comportemos como o Bom Samaritano, ajudando-os com o amor e a misericórdia que Senhor nos ensina realizar – Lc 10,29-37! Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a termos um coração doce, sensível e misericordioso às necessidades dos irmãos, aonde quer que nós estejamos, amém!

Brasília-DF., 28 de março de 2017
        Ana Miranda Bessa





Nenhum comentário:

Postar um comentário