27.12.17

JOÃO 20,2-8 - O SEPULCRO VAZIO : REFLEXÃO DE ANINHA




A Igreja celebra a Festa de São João - Apóstolo e Evangelista. João - Palestina, século 1º, filho de Zebedeu, irmão de Tiago e discípulo de João Batista, foi um dos primeiros a passar para o seguimento de Jesus. É o discípulo predileto que, na última ceia, reclinou a cabeça sobre o peito do Senhor. A ele são atribuídos um evangelho, que penetra profundamente o mistério do Verbo encarnado, três cartas e o livro do Apocalipse.
Liturgia

Caríssimos, sabemos que o testemunho de quem vivenciou um evento importante; uma situação vital, inusitada, são fortes indícios, referências, que atestam a veracidade dos fatos que se quer anunciar...

O nascimento de Jesus anunciado pelo Anjo do Senhor aos pastores que a noite na mesma região montavam guarda a seus rebanhos, diz-lhes que na cidade de Davi – Belém de Judá, encontrarão um recém-nascido envolto em faixas, deitado numa manjedoura, como sinais para identificar nosso Salvador, Cristo Senhor. E assim fizeram os pastores, e o encontraram – Lc 2,7-20!

Hoje, João e Pedro ao verem o sepulcro vazio, as faixas de linho deitadas no chão e o “Santo Sudário” – reverentemente enrolado à parte, João viu nestes sinais, a comprovação do mistério divino, 
a promessa cumprida, e acreditou, como ele mesmo nos narra:

'No primeiro dia da semana, Maria Madalena saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo, aquele que Jesus amava, e lhes disse: “Tiraram o Senhor do túmulo, e não sabemos onde o colocaram”. Saíram, então, Pedro e o outro discípulo e foram ao túmulo. Os dois corriam juntos, mas o outro discípulo correu mais depressa que Pedro e chegou primeiro ao túmulo.

                                           


 Olhando para dentro, viu as faixas de linho no chão, mas não entrou. Chegou também Simão Pedro, que vinha correndo atrás, e entrou no túmulo. Viu as faixas de linho deitadas no chão e o pano que tinha estado sobre a cabeça de Jesus, não posto com as faixas, mas enrolado num lugar à parte. Então entrou também o outro discípulo, que tinha chegado primeiro ao túmulo. Ele viu e acreditou.' João 20,2-8.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai pelas revelações dos segredos do vosso Reino, primeiramente a Maria Madalena e pelos ensinamentos anunciados e testemunhados pelos mais íntimos Apóstolos Pedro, e João, amado do Senhor! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, na unção de vosso Espírito Santo, dai-nos sabedoria para que saibamos discernir a vossa vontade, entender, vivenciar, anunciar e testemunhar a vossa Palavra e os sinais que nos dás no nosso dia a dia! Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, sinal da graça e do amor do Pai para conosco, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe, para que como a Senhora, sejamos íntimos do Senhor, e possamos ser, referenciais do amor de Deus, aonde quer que nós estejamos, amém!

São João, íntimo e amado do Senhor, rogai a Deus por nós para que sejamos dignos das promessas de Cristo! Amém!

        Brasília-DF., 27 de dezembro de 2017
                   Ana Miranda Bessa

                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário