30.12.17

LUCAS 2,36-40 - PROFECIA DE ANA. VOLTA PARA NAZARÉ : REFLEXÃO DE ANINHA






Participar de um evento, resultado de um projeto ou uma promessa esperada, motiva-nos à alegria de sua realização, especialmente porque tal acontecimento trará benefícios a muitos...

Caríssimos, meditamos ontem a obediência de Maria e José à vontade de Deus e o louvor de Simeão pela graça em poder contemplar e até tocar a misericórdia deste mesmo Deus e Pai! 
Simeão vivenciou  o cumprimento da promessa de Deus quanto à salvação trazida por Jesus – Lc 2,22-35! 

Naquela ocasião, encontrava-se também no Templo a profetisa Ana, viúva, que anunciou e louvou os desígnios de Deus aos que esperavam a libertação de Jerusalém, como nos narra Lucas no evangelho de hoje:

'Naquele tempo, havia também uma profetisa, chamada Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Era de idade muito avançada; quando jovem, tinha sido casada e vivera sete anos com o marido. Depois ficara viúva e agora já estava com oitenta e quatro anos. Não saía do templo, dia e noite servindo a Deus com jejuns e orações.  

                                                 

Ana chegou nesse momento e pôs-se a louvar a Deus e a falar do menino a todos os que esperavam a libertação de Jerusalém. Depois de cumprirem tudo, conforme a lei do Senhor, voltaram à Galileia, para Nazaré, sua cidade. O menino crescia e tornava-se forte, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava com ele.' Lucas 2,36-40.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque os testemunhos de Simeão e Ana no vosso Templo refletem a coerência da vossa ação no meio de nós, como fez Jesus com seus missionários, enviando-os dois a dois – Lc 10,1, e como faz até hoje a vossa Igreja na evangelização porta a porta... Graças Pai, porque o amor a vós, a fé e a esperança de Simeão e Ana, já idosos, nos motivam à incessante busca do Senhor pela nossa conversão e salvação e o Senhor, vem ao nosso encontro! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, na unção de vosso Espírito Santo, dai-nos sabedoria para discernirmos a vossa palavra e a vossa vontade em nossas vidas, como nos testemunham Simeão e Ana! Ajuda-nos Pai, para que apreciemos os bens temporais, mas sem perder de vista os bens eternos; dai-nos, ó Pai, perseverar no vosso caminho até os fins dos nossos dias e mesmo em idade avançada, ajuda-nos Pai para que anunciemos e testemunhemos a nossa fé, em vós, no vosso templo, e aonde quer que nós estejamos! Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a sermos obedientes à Palavra e cumprindo as leis e preceitos de nosso Deus e Pai, 
 procedamos  segundo a Sua vontade! Amém!

      Brasília-DF., 30 de dezembro de 2017
            Ana Miranda Bessa


                             

Nenhum comentário:

Postar um comentário