14.12.17

MATEUS 11,11-15 - TESTEMUNHO DE JESUS SOBRE JOÃO BATISTA E O REINO DOS CÉUS : REFLEXÃO DE ANINHA





A Igreja celebra a memória de São João da Cruz – Presbítero e Doutor da Igreja. João – Espanha, 1542-1591 está entre os grandes mestres e testemunhas da experiência mística. Compartilhou com santa Teresa de Ávila o projeto da reforma carmelita, que realizou e viveu com exemplar coerência, não obstante as incompreensões dos próprios confrades.
Liturgia

Amigo que nutre amizade recíproca um pelo outro têm entre si um liame de amor sublime, sincero, fraterno que se alegra com a felicidade do outro ou se entristece com o sofrimento daquele... Seria, como almas gêmeas: o que um sente, o outro o sente também...

E João Batista nos diz, dentre outros, quando indagado pelos seus discípulos a respeito de Jesus: “Não sou eu o Cristo, mas sou enviado diante dele. Quem tem a esposa (Igreja) é o esposo (Cristo), que está presente e o ouve, é tomado de alegria à voz do esposo. Essa é a minha alegria e ela é completa!” Jo 3,28-29.

A admiração, o reconhecimento da pessoa de João Batista por Jesus é recíproco, porque Jesus dele diz segundo a narrativa de Mateus no evangelho de hoje:
                                        



'Naquele tempo, disse Jesus à multidão: “Em verdade eu vos digo, de todos os homens que já nasceram, nenhum é maior do que João Batista. No entanto, o menor no reino dos céus é maior do que ele. Desde os dias de João Batista até agora, o reino dos céus sofre violência, e são os violentos que o conquistam. Com efeito, todos os profetas e a lei profetizaram até João. E se quereis aceitar, ele é o Elias que há de vir. Quem tem ouvidos ouça”.' Mateus 11,11-15.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, nós vos amamos, nós vos bendizemos, nós vos damos graças ó Pai pela vossa imensa glória! Graças Pai, porque tudo preparastes para a nossa salvação para participarmos do vosso Reino ... Graças Pai, porque Jesus é a consolidação da vossa promessa anunciada pelos vossos Profetas, culminando com João Batista, 'o Elias de um novo tempo' que testemunhou Jesus, como o Cordeiro de Deus que tira o pecado mundo – Jo 1,29! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, na unção de vosso Espírito Santo, infunde em nossas mentes e em nossos corações o desejo e a perseverança na conquista do vosso reino, ajudando-nos com a vossa graça, a anunciar, vivenciar e testemunhar a presença de Jesus no meio de nós – Mt 28,20, em todas as circunstâncias de nossas vidas, amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a sermos coerentes na prática dos ensinamentos do Senhor para sermos merecedores e adentrarmos no seu Reino de Amor! Amém!

São João da Cruz, rogai a Deus por nós para que sejamos dignos das promessas de Cristo, amém!

   Brasília-DF., 14 de dezembro de 2017
               Ana Miranda Bessa

                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário