26.12.17

MATEUS 10,17-22 - OS MISSIONÁRIOS SERÃO PERSEGUIDOS : REFLEXÃO DE ANINHA




A Igreja faz memória de Santo Estêvão – Diácono e Protomártir. Estevão (séc.1º) foi um dos sete diáconos escolhidos pelos apóstolos para o serviço da comunidade e o primeiro dos mártires cristãos. Nele se realiza, de modo exemplar, a figura do mártir como imitador de Cristo, pois perdoa aos seus algozes e entrega a Deus o seu espírito.
Liturgia

A esperança é ativa, dinâmica, porque nos move a ir ao encontro, a buscar o que desejamos e aspiramos e assim, a nossa fé e nosso testemunho podem motivar muitos a seguirem o nosso exemplo e perseverar no caminho do Senhor!

Jesus no evangelho de hoje, adverte a seus discípulos de que as perseguições farão parte da missão, como até os nossos dias, cristãos são martirizados ainda, por professarem a sua fé...

E Jesus nos dá a esperança, quando em meio às perseguições, tribulações, não fiquemos preocupados em como falar ou dizer... O Espírito Santo, que como o ar, sopra aonde quer 
– Jo 3,8; 20,22, está em toda parte e virá em nosso socorro  como nos narra Mateus:

'Naquele tempo, disse Jesus aos seus apóstolos: “Cuidado com os homens, porque eles vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas. Vós sereis levados diante de governadores e reis por minha causa, para dar testemunho diante deles e das nações.
                                   


 Quando vos entregarem, não fiqueis preocupados em como falar ou o que dizer. Então, naquele momento, vos será indicado o que deveis dizer. Com efeito, não sereis vós que havereis de falar, mas sim o Espírito do vosso Pai é que falará através de vós. O irmão entregará à morte o próprio irmão; o pai entregará o filho; os filhos se levantarão contra seus pais e os matarão. Vós sereis odiados por todos por causa do meu nome. Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo”.' Mateus 10,17-22.

Caríssimos, sabemos que Jesus tem palavras de vida eterna – Jo 6,68-69 e assim como ele deu força, coragem, alento, esperança a seus discípulos, Estevão, primeiro mártir, cheio do Espírito Santo - nos testemunha diante da iminência da morte que olhando para o céu aberto, viu a glória de Deus e Jesus, de pé, à direita de Deus. – At 6,8-10;7,54-50! Verdadeiramente, o Senhor vem em nosso auxílio...

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque nos amas com amor eterno – Sl 136 e estás conosco todos os dias – Mt 28,20, assim como estivestes com Estevão e comigo há meio século quando me salvastes das águas profundas... Agora e sempre Pai, testemunho e testemunharei o vosso amor, a vossa graça e a vossa bondade para comigo, para com os meus queridos e para com todos que acreditam, confiam e esperam no Senhor! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, na unção de vosso Espírito Santo, sopre em nós a graça da perseverança para que tenhamos esperança e testemunhemos em palavras e ações 
com alegria e entusiasmo a verdade da nossa fé , anunciando a Boa Nova do vosso Reino de amor! Amém!

 Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a termos intimidade com o Senhor, vivenciemos a sua Palavra e sejamos anunciadores e testemunhas de Cristo em todas as circunstâncias de nossas vidas! Amém!

Santo Estevão, rogai a Deus por nós para que sejamos dignos das promessas de Cristo! Amém

    Brasília-DF., 26 de dezembro de 2017
               Ana Miranda Bessa

                                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário