28.12.17

MATEUS 2,13-18 - FUGA PARA O EGITO E MASSACRE DOS INOCENTES : REFLEXÃO DE ANINHA




A Igreja celebra a Festa dos Santos Inocentes, Mártires. Com esta festa, a Igreja quer celebrar o martírio dos Inocentes, vítimas da ferocidade de Herodes. Em nossos dias, muitos inocentes, continuam sendo vítimas da miséria, das drogas, da exploração e do abandono.
Liturgia.

Deus é amor e amar é característica dos filhos de Deus, pois aquele que permanece no amor permanece em Deus e Deus permanece nele – 1Jo 4,8.16!

Sabemos que amar é doar-se, é multiplicar o bem sem ver a quem, sem esperar recompensa, retribuição: ama-se, simplesmente! Quem ama, só de amar, já se sente feliz e por isso acolhe, cuida, zela, porque quer fazer e ver o outro feliz...

Mas, enquanto o amor multiplica o bem, o egoísmo, a inveja, a arbitrariedade, o autoritarismo, frutos de uma mentalidade infeliz, perversa, má, podem levar à multiplicação do mal que machuca, até mata, como foi Herodes, segundo o evangelho de hoje, narrado por Mateus:

                                            


'Depois que os magos partiram, o anjo do Senhor apareceu em sonho a José e lhe disse: “Levanta-te, pega o menino e sua mãe e foge para o Egito! Fica lá até que eu te avise! Porque Herodes vai procurar o menino para matá-lo”. José levantou-se de noite, pegou o menino e sua mãe e partiu para o Egito. Ali ficou até a morte de Herodes, para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: “Do Egito chamei o meu filho”. Quando Herodes percebeu que os magos o haviam enganado, ficou muito furioso. Mandou matar todos os meninos de Belém e de todo o território vizinho de dois anos para baixo, exatamente conforme o tempo indicado pelos magos. Então se cumpriu o que foi dito pelo profeta Jeremias: “Ouviu-se um grito em Ramá, choro e grande lamento: é Raquel que chora seus filhos e não quer ser consolada, porque eles não existem mais”.' Mateus 2,13-18.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque Jesus nos adverte que neste mundo teremos tribulações, mas que tenhamos coragem: ele venceu o mundo, graças Pai! Graças Pai, porque nós acreditamos, confiamos e esperamos em Jesus – Caminho, Verdade e Vida que nos conduz a vós, fonte do Amor - Jo 16,33;14,61! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, na força de vosso Espírito Santo, iluminai a nossa mente e o nosso coração para amarmos e acolhermos as crianças com amor, ensinando-as a vossa Palavra, respeitando-as, porque delas, é o Vosso Reino  - Lc 18,15-16! Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós, protegei as crianças Mãe, consolai e ‘confortai os pais e as mães dos filhos vítimas da violência’! Amém!

Santos Inocentes, Mártires, rogai a Deus por nós pecadores, para que sejamos dignos das promessas de Cristo, amém!

          Brasília-DF., 28 de dezembro de 2017

                     Ana Miranda Bessa







Nenhum comentário:

Postar um comentário