3.12.17

MARCOS 13,33-37 - VIGILÂNCIA - "DIGO A TODOS: VIGIAI!" - REFLEXÃO DO PASTOR




'Estamos iniciando o novo Ano Litúrgico, com o primeiro domingo do Advento. O Advento é o tempo de preparação para a solenidade do Natal, em que se comemora a primeira vinda do Filho de Deus, sendo também um tempo em que os corações se voltam a segunda vinda do Cristo. Segundo o espírito deste tempo litúrgico, é preciso preparar-se bem para acolher Jesus no Natal, assim como, para o encontro último e definitivo com o Senhor. A feliz expectativa do Senhor que vem é acompanhada do convite à penitência e à conversão, conforme sinaliza a cor litúrgica roxa, utilizada neste tempo litúrgico.

                                          

A Liturgia da Palavra nos mostra como deve ser a nossa preparação para o Advento do Senhor. O Evangelho nos transmite a certeza de que o Senhor vem, mostrando-nos o que fazer. É preciso estar preparados e atentos para o encontro com o Senhor, pois não se sabe quando ele virá. Não há como preparar-se de última hora. A atitude proposta é a de vigilância, ao invés de ficar “dormindo”, acomodado. “Cuidado! Ficai atentos” (Mc 13,33), “vigiai!”, repete Jesus aos seus discípulos (Mc 13,35.37), acrescentando “digo a todos: vigiai”. Ninguém está dispensado de cumprir a sua palavra. A expressão referente aos quatro momentos ou vigílias em que era costume dividir a noite faz pensar no discípulo atento o tempo todo, especialmente nos momentos em que a “noite” pesar na própria vida.

A profecia de Isaías nos motiva a viver na espera do Senhor através da conversão. Em sua oração, ele reconhece os pecados cometidos pelo povo e invoca a Deus como “pai” e “redentor” (Is 63,16), recordando que somos o “barro” nas mãos do “oleiro”, que é Senhor (Is 64,7). A vigilância exige o nosso compromisso e a confiança na graça de Deus. São Paulo, na Primeira Carta aos Coríntios, afirma que é Deus quem “dará a perseverança”, numa vida cristã irrepreensível, “até o fim, até o dia de nosso Senhor Jesus Cristo” (1Cor 1,8). Por isso, rezamos, hoje, o Salmo 79 suplicando confiantes: “Iluminai a vossa face sobre nós, convertei-nos, para que sejamos salvos!”

Procure viver bem o tempo do Advento, pois o modo como iremos celebrar o Natal dependerá muito de como nos dispomos a viver este tempo litúrgico. Nesta preparação, ocupam lugar especial os encontros de oração em família, ou reunindo famílias, e o sacramento da Reconciliação. A difusão antecipada de símbolos natalinos não ofusque, nem exclua o verdadeiro sentido do Advento, que não se confunde com o Natal. A cor litúrgica roxa, em nossas igrejas, continua a nos recordar que, antes de festejar, é tempo de arrumar a casa para o nascimento do Salvador.'

           PALAVRA DO PASTOR 
                  DIGO A TODOS: VIGIAI!
                   Dom Sergio da Rocha
           Cardeal Arcebispo de Brasília – DF.

Em, 03 de dezembro de 2017
Ana Miranda Bessa

                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário