12.12.17

LUCAS 1,39-47 - MARIA VISITA ISABEL : REFLEXÃO DE ANINHA








A Igreja celebra a Festa de Nossa Senhora de Guadalupe - Padroeira da América Latina. Mãe do Senhor e de toda a humanidade, Maria, sob o título de Guadalupe, manifesta-se em nosso continente como protetora dos pequenos e defensora dos oprimidos. A imagem de Nossa Senhora apareceu impressa no manto do índio São João Diego em 1531, período de grande opressão espanhola no México.
Liturgia

Quando acreditamos, confiamos e esperamos em nosso Deus e Pai e necessitamos de ajuda, ele a envia para nós de forma inusitada... É preciso estarmos atentos, abertos e receptivos aos seus sinais...

Maria, quando da Anunciação do Anjo Gabriel para ser a Mãe de Jesus, ao saber da notícia que Isabel estava grávida pela boca do Anjo, apressadamente dirigiu-se à casa daquela para colocar-se como amiga, irmã, disponibilizando-se para  com ela...

Maria, mesmo grávida, impelida pelo amor que trazia no seio virginal quis estar com Isabel para compartilhar a alegria que vem do Senhor, exaltada por Isabel;  Maria agradecida e também feliz, engrandece e glorifica o Senhor, como nos narra Lucas no evangelho de hoje:

'Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia. Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo.                                       


 Com um grande grito, exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”. Então Maria disse: “A minha alma engrandece o Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus, meu salvador”.'  Lucas 1,39-47.

Como meditamos sexta feira passada, Maria - a Imaculada Conceição, serva e discípula dócil e obediente do Senhor, é a nova mensageira de nosso Deus e Pai – Lc 1,26-38. Iniciou esta santa missão visitando Isabel e levando Jesus consigo para anuncia-lo a Isabel e João Batista - ainda no ventre materno... Maria, também, foi a 'primeira criatura' que inaugurou publicamente os milagres de Jesus nas Bodas de Caná, dizendo aos serventes "Fazei tudo o que ele vos disser" – Jo 2,1-12!

Em Guadalupe, Nossa Senhora abordou na estrada, o índio João Diego, identificando-se como 'Maria, a sempre Virgem'! Diego, porém, estava apressado em vista do tio estar adoentado e ter que voltar logo para casa, queria continuar no seu percurso...  Mas Maria, como Mãe que é, insistiu com o filho, e os milagres aconteceram: a cura do tio,  a estampa divinamente impressa da Mãe de nosso Senhor Jesus Cristo, a construção do Santuário, para testemunhar ao mundo, ser ela, Maria, a Mãe do Filho de Deus!

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque nos amas com amor eterno e tens cuidado de nós – Sl 136; 1Pd 5,5s!  Graças Pai, porque em Maria, nos ensinas a vos louvar e glorificar a vossa presença atuante na história da nossa salvação! Graças Pai, porque Maria nos reúne, nos congrega como uma grande família em torno do Senhor ! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, na unção do Espírito Santo, suscitai em nossos corações o amor, o reconhecimento, a gratidão e o respeito à Maria, que deixando-se conduzir pelo Espírito Santo, nos trouxe Jesus, vosso filho amado – Mt 3,17; 17,5! Amém!

Santa Maria - Nossa Senhora de Guadalupe, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a ‘vivenciarmos imitar as virtudes da Senhora e o vosso amor aos pequenos’, amém!


Brasília-DF., 12 de dezembro de 2017
      Ana Miranda Bessa

                     



Nenhum comentário:

Postar um comentário