20.12.17

LUCAS 1,26-38 - ANUNCIAÇÃO DO NASCIMENTO DE JESUS : REFLEXÃO DE ANINHA




Os dons e o modo de ser de uma pessoa poderão nos levar a valorizá-la e dar-lhe um crédito para alguma atividade relevante que consideramos ela poderá desenvolver com responsabilidade e seriedade ...

Caríssimos, neste tempo do Advento meditamos o memorial do projeto de Deus para a nossa salvação e constatamos que a pessoa de Zacarias e Isabel, considerados justos diante de Deus, obedeciam fielmente a todos os mandamentos e ordens do Senhor – Lc 1,5-25.

E José, descendente de Davi, como Zacarias, era um homem justo, mas com medo de receber Maria como sua esposa – porque estava grávida, ao acolher o Anjo, compreendeu ser da parte de Deus, fez a vontade do Senhor e contribuiu para a vinda de Jesus – Mt 1,18-24.

Hoje Maria, a cheia de graça, como Zacarias, Isabel e José, tem as características inerentes a pessoas de boa vontade, tementes a Deus e por isso, é escolhida para ser a Mãe do Filho de Deus, como nos relata Lucas no evangelho de hoje:

'No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da virgem era Maria. O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!” 

                                           

Maria ficou perturbada com essas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. O anjo, então, disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim”. Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso se eu não conheço homem algum?” O anjo respondeu: “O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado santo, Filho de Deus. Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, porque para Deus nada é impossível”. Maria, então, disse: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!” E o anjo retirou-se.' Lucas 1,26-38.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque nos amas tanto - Jo 3,16 que fizestes ‘do seio da Virgem Maria florescer a Raiz de Jessé’ - Jesus nosso Senhor e Salvador para estar conosco todos os dias, até a consumação dos séculos - Mt 28,20! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, na unção de vosso Espírito Santo dai-nos a luz da vida que é Jesus, para andarmos nas vossas veredas – Jo 8,12! Pai, ajuda-nos a que nos tornemos abertos e receptivos para acolher os vossos dons e com Maria, fazermos a vossa vontade, amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa rogai a Deus por nós e pelas famílias para que suas ‘crianças cresçam e se desenvolvam em sabedoria, idade e amor’, amém!

       Brasília-DF., 20 de dezembro de 2017
                   Ana Miranda Bessa


           

Nenhum comentário:

Postar um comentário