29.12.17

LUCAS 2,22-35 - APRESENTAÇÃO DE JESUS NO TEMPLO : REFLEXÃO DE ANINHA




A convivência com pessoas aonde quer que estejamos nos proporciona a oportunidade de conhece-las melhor, como seus temperamentos, seus gostos e costumes, quando então poderemos entende-las um pouco mais...

Assim é a nossa relação com nosso Deus e Pai que nos conhece profundamente, perscruta nossos mais íntimos pensamentos e modos de ser e de agir – Sl 138, e nós, para conhece-Lo, precisamos estar em sintonia e intimidade com ele através da oração e da vivência de sua Palavra!

‘Quem diz: “Eu conheço a Deus”, mas não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e a verdade não está nele. Naquele, porém, que guarda a sua palavra, o amor de Deus é plenamente realizado – 1Jo 2,4-5’!

Como refletimos nesta semana, Maria e José tinham intimidade com Deus que se comunicava com eles através do Anjo Gabriel... Ambos, por conhecerem e vivenciarem a Palavra de Deus, eram obedientes à Sua vontade e ao irem ao Templo, a cumpriam exemplarmente... Simeão, que confiava e esperava em Deus e com ele estava o Espírito Santo, ao ver e constatar a realização da promessa de Deus, a testemunhou e profetizou, como nos narra Lucas no evangelho de hoje:

'Quando se completaram os dias para a purificação da mãe e do filho, conforme a lei de Moisés, Maria e José levaram Jesus a Jerusalém a fim de apresentá-lo ao Senhor. Conforme está escrito na lei do Senhor: “Todo primogênito do sexo masculino deve ser consagrado ao Senhor”. Foram também oferecer o sacrifício – um par de rolas ou dois pombinhos –, como está ordenado na lei do Senhor. Em Jerusalém, havia um homem chamado Simeão, o qual era justo e piedoso e esperava a consolação do povo de Israel. O Espírito Santo estava com ele e lhe havia anunciado que não morreria antes de ver o Messias que vem do Senhor. Movido pelo Espírito, Simeão veio ao templo. 

                                              


Quando os pais trouxeram o menino Jesus para cumprir o que a lei ordenava, Simeão tomou o menino nos braços e bendisse a Deus: “Agora, Senhor, conforme a tua promessa, podes deixar teu servo partir em paz; porque meus olhos viram a tua salvação, que preparaste diante de todos os povos: luz para iluminar as nações e glória do teu povo Israel”. O pai e a mãe de Jesus estavam admirados com o que diziam a respeito dele. Simeão os abençoou e disse a Maria, a mãe de Jesus: “Este menino vai ser causa tanto de queda como de reerguimento para muitos em Israel. Ele será um sinal de contradição. Assim serão revelados os pensamentos de muitos corações. Quanto a ti, uma espada te traspassará a alma”.' Lucas 2,22-35.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque Maria e José nos testemunham que o conhecimento e a intimidade com o Senhor, nos levam à obediência da vossa palavra a ser por nós cumprida, para que assim possamos receber as bênçãos e graças que vêm do vosso amor para conosco através dos Presbíteros e Ministros da vossa Igreja! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, na graça e na força de vosso Espírito Santo infunde em nossa mente e em nosso coração, a luz de Cristo! Ajuda-nos Pai, para que sejamos iluminados e possamos iluminar através do exemplo de nossos gestos e ações, as pessoas que, obscurecidas pelas trevas do mundo, ainda não viram e não conhecem Jesus, nossa Luz e Salvação! Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós para que sejamos ‘iluminados pela luz de Jesus e tenhamos uma prática semelhante à dele’, amém!

        Brasília-DF., 29 de dezembro de 2017

                 Ana Miranda Bessa

                             

Nenhum comentário:

Postar um comentário