4.12.17

MATEUS 8,5-11 - O SERVO DO CENTURIÃO : REFLEXÃO DE ANINHA





Nosso Deus e Pai nos criou para caminharmos com ele, participarmos e contribuirmos com ele na prática do direito e do amor mútuo na história da nossa salvação e na salvação da humanidade – Dt 1,31; Mq 6,8; Mt 22,34-40!

Diz-nos São Paulo na Carta aos Romanos ‘pois assim como num corpo temos muitos membros e os membros não têm a mesma função, de modo análogo, semelhante, nós somos muitos e formamos um só corpo em Cristo, sendo membros uns dos outros’! E Deus concedeu-nos dons e carismas conforme o mesmo Paulo exorta aos Coríntios, concluindo com a fé, a esperança, e a caridade destacando-a como a mais importante – Rm 12,4-5; 1Cor 12;13!

O oficial romano hoje testemunha o amor, a caridade para com o seu empregado e a sua fé em Jesus Cristo, o levam a interceder por ele junto a Jesus que lhe responde prontamente ir curá-lo... O oficial surpreendido com a acolhida de Jesus, diz-lhe não ser digno ...  e Jesus, admirado, elogia a fé daquele oficial, como nos narra Mateus no evangelho de hoje:


'Naquele tempo, quando Jesus entrou em Cafarnaum, um oficial romano aproximou-se dele, suplicando: “Senhor, o meu empregado está de cama, lá em casa, sofrendo terrivelmente com uma paralisia”. Jesus respondeu: “Vou curá-lo”. O oficial disse: “Senhor, eu não sou digno de que entres em minha casa. Dize uma só palavra e o meu empregado ficará curado. Pois eu também sou subordinado e tenho soldados debaixo de minhas ordens. E digo a um: ‘Vai!’, e ele vai; e a outro: ‘Vem!’, e ele vem; e digo ao meu escravo: ‘Faze isto!’, e ele faz”. 

                                            

Quando ouviu isso, Jesus ficou admirado e disse aos que o seguiam: “Em verdade vos digo, nunca encontrei em Israel alguém que tivesse tanta fé. Eu vos digo, muitos virão do oriente e do ocidente e se sentarão à mesa no reino dos céus, junto com Abraão, Isaac e Jacó”.' Mateus 8,5-11.

Jesus quer que tenhamos fé em Deus – Mc 11,22-24; que acreditemos em Deus e acreditemos nele também – Jo 14,1! Sinto como que um apelo de Jesus para conosco e sabemos que as palavras de Jesus, são palavras de vida eterna e com Pedro nós professamos que acreditamos e reconhecemos que Jesus é o Santo de Deus, porque quando o buscamos, imediatamente, ele vem em socorro das nossas necessidades, angústias, sofrimentos – Jo 6,67-69; Mt 11,28-30, só nos cabe acolher e vivenciar a sua palavra no nosso dia a dia !

Pai Amado, na unção de vosso Espírito Santo abre a nossa mente e o nosso coração para acolhermos a vossa palavra! Ajuda-nos Pai, por Cristo, com Cristo e em Cristo a permanecermos fiéis e perseverantes em vosso amor, vossa bondade, para estendermos e compartilharmos com os irmãos as vossas bênçãos e graças em nossas vidas  e 
merecermos participar do vosso Reino de Amor!  Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe ‘a caminharmos com fé, reta disposição’ e disponibilidade, para estarmos atentos, solidários e fraternos às necessidades dos que sofrem, aonde quer que nós estejamos amém!

             Brasília-DF.,04 de dezembro de 2017 

                        Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário