A Igreja celebra hoje a Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo, e a Liturgia nos diz, que Deus nos reúne para que, como sua família, tenhamos forças para viver na fidelidade à aliança que ele fez conosco em Jesus. É o próprio Cristo, sumo sacerdote e único mediador, que invisivelmente preside cada Eucaristia, na qual se doa como alimento e como bebida para nossa caminhada rumo à convivência fraterna e ao reino de Deus. O memorial da sua morte e ressurreição é o grande mistério que esta solenidade nos convida a celebrar.
Caríssimos, meditamos nestes dias Jesus ensinando seus discípulos, dentre outros, com os acontecimentos ocorridos no cotidiano deles e assim sendo, constato que a nossa observação e percepção dos fatos, podem nos levar à compreensão da verdade que Jesus veio nos revelar ...
A academia de natação dos netinhos de uma amiga, como uma forma de incentivo, oferece ao final dos exercícios, figurinhas às crianças participantes, e estas, com um montante de figurinhas podem trocá-las por um dos brinquedos expostos em uma vitrine...
O mais velho de 7 anos recebeu a figurinha de um golfinho e o outro de 4 anos, recebeu uma de tartaruga, mas ele queria a do golfinho e começou a chorar à cântaros... Ao chegarem em casa, ele ainda chorando, ela pegou um papel em branco, desenhou o golfinho e lhe mostrou... Ele, ao ver o desenho do golfinho a lápis, cessou o choro na hora e começou a sorrir, feliz da vida...
Jesus, ao instituir a Eucaristia, deixou-nos o ‘pão e o vinho, frutos da terra e do trabalho humano’, e pedindo-nos para fazê-la em sua memória - Lc 22,19-20, ‘ele se oferece como alimento para a vida nova e definitiva’! Coração simples, aberto e receptivo como o coração de criança – Mt 18,1-4, acreditamos, confiamos e esperamos em Jesus, nosso Deus e Senhor – Jo 20,24s!
"No primeiro dia dos Ázimos, quando se imolava o cordeiro pascal, os discípulos disseram a Jesus: “Onde queres que façamos os preparativos para comeres a Páscoa?” Jesus enviou então dois dos seus discípulos e lhes disse: “Ide à cidade. Um homem carregando um jarro de água virá ao vosso encontro. Segui-o e dizei ao dono da casa em que ele entrar: ‘O mestre manda dizer: onde está a sala em que vou comer a Páscoa com os meus discípulos? Então ele vos mostrará, no andar de cima, uma grande sala, arrumada com almofadas. Aí fareis os preparativos para nós!”
Os discípulos saíram e foram à cidade. Encontraram tudo como Jesus havia dito e prepararam a Páscoa. Enquanto comiam, Jesus tomou o pão e, tendo pronunciado a bênção, partiu-o e entregou-lhes, dizendo: “Tomai, isto é o meu corpo”. Em seguida, tomou o cálice, deu graças, entregou-lhes, e todos beberam dele. Jesus lhes disse: “Isto é o meu sangue, o sangue da aliança, que é derramado em favor de muitos. Em verdade vos digo, não beberei mais do fruto da videira até o dia em que beberei o vinho novo no reino de Deus”. Depois de terem cantado o hino, foram para o monte das Oliveiras.' Marcos 14,12-16.22-26.
Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque nos enviastes Jesus para ser nosso alimento, maná, pão da vida, pão vivo descido do céu – Jo 6,33.35.48.51, fortaleza que nos sustenta para a vida eterna junto a vós Pai, Deus de Amor – 1Jo 4,16! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!
Pai Amado, enviai-nos o vosso Espírito Santo e dai-nos sabedoria e discernimento para acolhermos, compreendermos e vivenciarmos a vossa palavra! Ajuda-nos, ó Pai, para que sejamos merecedores da vossa graça ao comungarmos o Corpo e Sangue de Jesus, e com a simplicidade e a docilidade das crianças, façamos, com alegria, a vossa vontade. Amém!
Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, Sacrário Vivo a carregar o Filho de Deus em seu seio virginal – Lc 1,26-56, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe para que sempre participemos da ‘celebração dos santos mistérios’, tornando-nos novas criaturas em Cristo Jesus - 2Cor 5,17. Amém!
Brasília-DF., 31 de maio de 2018
Ana Miranda Bessa