22.5.18

MARCOS 9,30-37 - SEGUNDO ANÚNCIO DA PAIXÃO. QUEM É O MAIOR? : REFLEXÃO DE ANINHA





Sabemos que nosso Deus e Pai, propõe um modo de viver e conviver diferente do que o mundo nos propõe... O Salmo 1, nos ensina o caminho sobre o qual queremos seguir... A decisão é nossa...

Anjos, Patriarcas, Profetas sob a ação do Espírito Santo foram enviados por Deus para ensinar o seu povo a caminhar com ele - Sl 103,7, até que no tempo favorável, enviou-nos Deus seu próprio Filho Jesus – Jo 3,16. Jesus, por vontade do Pai – Jo 4,34; 6,38, escolheu doze discípulos e começando a instruí-los, afastou-se para ensiná-los, tendo como referência dentre outros, os acontecimentos com os quais se deparavam no dia a dia...

Hoje, Jesus ao anunciar aos seus discípulos, que o matariam, mas que ele ressuscitaria, ficaram perplexos, com medo, sem entender direito o que seria de Jesus e queriam saber quem, dentre eles seria o maior e Jesus lhes diz e a nós, também,  que para ser o líder, o principal, é necessário ser o último; é colocar-se a serviço e em nome dele acolher a todos amorosamente, sem reservas, como se acolhe uma criança, porque em acolhendo-a, é a ele que acolhemos, e acolhendo-o, estaremos acolhendo o próprio Deus, como nos narra Marcos no evangelho de hoje:

'Naquele tempo, Jesus e seus discípulos atravessavam a Galileia. Ele não queria que ninguém soubesse disso, pois estava ensinando a seus discípulos. E dizia-lhes: “O Filho do homem vai ser entregue nas mãos dos homens, e eles o matarão. Mas, três dias após sua morte, ele ressuscitará”. Os discípulos, porém, não compreendiam essas palavras e tinham medo de perguntar. Eles chegaram a Cafarnaum. 

                                           


Estando em casa, Jesus perguntou-lhes: “O que discutíeis pelo caminho?” Eles, porém, ficaram calados, pois pelo caminho tinham discutido quem era o maior. Jesus sentou-se, chamou os doze e lhes disse: “Se alguém quiser ser o primeiro, que seja o último de todos e aquele que serve a todos!” Em seguida, pegou uma criança, colocou-a no meio deles e, abraçando-a, disse: “Quem acolher em meu nome uma destas crianças é a mim que estará acolhendo. E quem me acolher está acolhendo não a mim, mas àquele que me enviou”.' Marcos 9,30-37.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque Jesus aonde quer que se encontrava, atendia a todos que o buscavam, e seus familiares, não compreendendo tamanha atenção e cuidado queriam detê-lo – Mc 3,20-21! Graças Pai, porque Jesus nos ensina o modo de viver e conviver em harmonia uns com os outros segundo a vossa vontade, a fim de sermos fraternos, solidários, misericordiosos, para acolher, ajudar a todos, indistintamente! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, na unção de vosso Espírito Santo, dai-nos sabedoria e entendimento para vivenciarmos o vosso mandamento de amor, vos amar acima de tudo e amarmos o nosso próximo como a nós mesmos – Mt 22,34-40! Ajuda-nos, ó Pai, para que mais e mais, coloquemo-nos no seguimento de Jesus – Caminho, Verdade e Vida que nos conduz a vós – Jo 14,6, servindo aos irmãos, assim como ele servia a todos! Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, discípula fiel, nosso exemplo, modelo e Mestra que com Jesus em vosso ventre foi ajudar vossa parente Isabel, que concebeu um filho na velhice – Lc 1,36-56, rogai a Deus por nós Mãe para que como a Senhora, estejamos atentos para perceber a necessidade dos irmãos, disponibilizando-nos para servir, ajudar ... Amém!

Brasília-DF., 22 de maio de 2018

          Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário