8.5.18

JOÃO 16,5-11 - O PARÁCLITO, OU DEFENSOR : REFLEXÃO DE ANINHA







Assim como existe uma hierarquia humana de responsabilidade de funções e feitos, depreende-se que primeiramente existe uma hierarquia celeste para que a Divina Ordem segundo a vontade de Deus-Pai nosso Criador  pós-Adão, Gn 3, fosse estabelecida entre nós, suas criaturas...

Nosso Deus e Pai enviou-nos Anjos, Patriarcas, Profetas, impelidos pelo Espírito Santo que falaram da parte dele, Deus - 1Pd 1,21 e no tempo favorável enviou-nos o próprio filho, Jesus Salvador, ‘gerado não criado, consubstancial ao Pai’, encarnado no seio da Virgem Maria –  Mt 1,20-21; Lc 1,26-38!

Jesus, após ter realizado plenamente a vontade do Pai, como recordamos em memória - sua Paixão, Morte e Ressurreição, neste tempo Pascal que culminará com a sua Ascensão e volta ao Pai, enviará o Espírito Santo, como nos narra João no evangelho de hoje: 

                                             


'Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Agora, parto para aquele que me enviou e nenhum de vós me pergunta: ‘Para onde vais?’ Mas, porque vos disse isso, a tristeza encheu os vossos corações. No entanto, eu vos digo a verdade: é bom para vós que eu parta; se eu não for, não virá até vós o defensor; mas, se eu me for, eu vo-lo mandarei. E quando vier, ele demonstrará ao mundo em que consistem o pecado, a justiça e o julgamento: o pecado, porque não acreditaram em mim; a justiça, porque vou para o Pai, de modo que não mais me vereis; e o julgamento, porque o chefe deste mundo já está condenado”.' João 16,5-11.

Diz-nos a Igreja que ‘Com o progresso da Revelação é esclarecida também a realidade do pecado. Embora o Povo de Deus do Antigo Testamento tenha abordado a dor da condição humana à luz da história da queda narrada no Gênesis, não era capaz de entender o significado último desta história, que só se manifesta plenamente à luz da Morte e da Ressurreição de Jesus Cristo – Rm 5,12-21. É preciso conhecer a Cristo como fonte da graça para conhecer Adão como fonte do pecado. É o Espírito-Paráclito, enviado por Cristo ressuscitado, que veio estabelecer “a culpabilidade do mundo a respeito do pecado” Jo 16,8, ao revelar Aquele que é o Redentor do Mundo.” CIC 388.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, nós acreditamos, confiamos e esperamos em vós! Graças Pai ‘pela ação da Igreja e pelo Espírito Santo, que a conduz, pois por meio deles o evangelho continua iluminando a humanidade e libertando-a das prisões’. Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, envia-nos o vosso Espirito Santo e dai-nos sabedoria para compreendermos que ‘tudo no mundo está sob o vosso controle’! Ajuda-nos Pai a permanecemos    na Palavra e na Santa Eucaristia para que Jesus permaneça em nós e nós nele - Jo 6,56, porque ele é o vosso Filho amado - o Caminho, a Verdade e a Vida que nos conduz a vós – Mt 17,5; Jo 14,6! Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós pecadores para que sejamos dignos das promessas de Cristo, amém!


Brasília-DF., 08 de maio de 2018
           Ana Miranda Bessa

                             

Nenhum comentário:

Postar um comentário